Defesa e Itamaraty debatem proteção de fronteiras com a Colômbia
Em encontro que reuniu presidentes Lula e Petro, ministérios planejaram parcerias e intercâmbio tecnológico
Estabelecimento de parcerias estratégicas e transferência de tecnologia foram temas discutidos em encontro realizado nesta quarta-feira (17), durante reunião bilateral entre o presidente Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, em Bogotá, capital da Colômbia. O Ministério da Defesa foi representado pelo Secretário-Geral da pasta, Luiz Henrique Pochyly. Participaram do encontro, ainda, o Ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e o Assessor Especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim.
“Falamos, também, sobre a importância de um trabalho coordenado na nossa região de fronteira e sobre os produtos da nossa Base Industrial de Defesa, que podem ser adquiridos pela Colômbia”, acrescentou Pochyly sobre os potenciais do parque industrial de defesa nacional. Além da reunião bilateral com a Colômbia, o secretário-geral participou do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, que reuniu cerca de 300 empresários de diferentes áreas.
Ainda na quarta-feira (17), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, em audiência pública na Câmara dos Deputados, a convite da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, destacou o trabalho da pasta na promoção da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil, maior exportador de produtos de defesa da América do Sul. "Todo o parque industrial de defesa representa 4,78% do PIB e gera 2,9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos. Em 2023, as exportações autorizadas foram de US$ 1,4 bilhão, sendo cerca de 125% a mais que em 2022, segunda melhor posição desde que iniciamos essa série histórica. Temos expectativa de dobrar esses resultados em 2024", afirmou.
Por Ministério da Defesa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte