Entenda a importância da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Programa Ciência no Rádio é uma parceria ON-Rádio MEC e vai ao ar todas às quartas-feiras às 7h10 da manhã
Em junho deste ano será realizada a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A reunião ocorrerá em Brasília, nos dias 4, 5 e 6, e terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A Conferência será o assunto da próxima edição do Programa Ciência no Rádio, parceria entre o Observatório Nacional e a Rádio MEC. O programa conversa com a astrônoma do ON, Dra. Simone Daflon.
A conferência nacional será uma oportunidade para instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, e o setor do governo responsável pela pasta discutirem políticas públicas e de CT&I.
As políticas públicas para C&T não são feitas aleatoriamente, elas são discutidas e organizadas periodicamente em um documento chamado "Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação", ou ENCTI. O último documento ENCTI foi feito no período 2016-2023 e agora os planos e programas realizados nesse período serão discutidos e analisados, para ver o que deu certo, o que precisa melhorar. Essa discussão vai ajudar a propor recomendações para a elaboração da próxima ENCTI, que se refere ao período 2024-2030.
Desde novembro de 2023 estão sendo realizadas várias conferências preparatórias, que podem ser regionais, temáticas ou livres. Em cada uma das conferências preparatórias deve ser produzido um relatório contendo os principais pontos discutidos. Esses relatórios serão discutidos na Conferência Nacional, em junho.
O Observatório Nacional (ON/MCTI), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) estão organizando uma conferência livre para discutir o papel das unidades de pesquisa do MCTI que atuam em astronomia e astrofísica.
Este evento é direcionado para pesquisadores, professores e estudantes de astronomia e astrofísica no Brasil, responsáveis por projetos de pesquisa e gestores. Todos juntos constituem a comunidade astronômica brasileira e é importante que essa comunidade participe ativamente nas decisões científicas que guiarão a atuação das UPs no futuro. Mais informações sobre este evento estão disponíveis neste link .
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 350 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site. Clique aqui para ouvir .
Em maio de 2021, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de WhatsApp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica. Os resultados foram divulgados no dia 19 de outubro.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte