Programa Espacial Brasileiro faz ações nas escolas de Alcântara (MA)
Iniciativa visa despertar interesse de crianças e adolescentes pelo setor espacial; município abriga centro de lançamento de foguetes
Desde o último dia 22 de março, escolas públicas do município de Alcântara, localizado no estado do Maranhão, recebem ações educativas relacionadas às atividades do setor espacial e do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
A iniciativa busca despertar o interesse das crianças e adolescentes sobre a temática espacial e foi criada após o pedido de diretores das escolas municipais das agrovilas Cajueiro e Peru, zona rural do município. O tema surgiu durante visita do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, a essas comunidades.
Conduzido pela Unidade Regional da AEB no Maranhão (URMA), o projeto contemplará dez escolas e atenderá alunos do ensino fundamental da rede pública municipal, até o mês de agosto de 2024. O primeiro encontro ocorreu na Escola Municipal Duque de Caxias, que possui cerca de 90 alunos e fica localizada no povoado Oitiua.
As crianças tiveram a oportunidade de aprender também sobre Astronomia. Ao término da palestra, os alunos participaram de uma dinâmica de perguntas e respostas, concorrendo a kits com material institucional da Agência Espacial Brasileira.
Para marcar a ação, um banner da autarquia pública foi colocado no mural da escola, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pela AEB e suas respectivas contribuições para o país.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Por: Agência Espacial Brasileira (AEB)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte