Social e Políticas Públicas

Especialistas internacionais divulgam carta aberta de apoio à iniciativa do Brasil no G20

Desde que assumiu a presidência do grupo que reúne as maiores economias do planeta, o Governo Federal tem trabalhado para construir uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Agência Gov | Via MDS
02/04/2024 17:25
Especialistas internacionais divulgam carta aberta de apoio à iniciativa do Brasil no G20
Foto: Roberta Aline/MDS

 

"Como Laureados do Prêmio Mundial da Alimentação que dedicaram décadas de suas carreiras para acabar com a fome, pedimos aos líderes do G20 que ajudem a garantir um plano global atualizado, respaldado por evidências e investimentos sustentados, para colocar o mundo de volta ao caminho do fim da fome."

Com esse apelo, alguns dos mais destacados especialistas em segurança alimentar do mundo publicaram uma carta aberta de apoio à iniciativa brasileira pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O grupo conclama o G20 a aceitar a proposta feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por um plano para enfrentar a crise alimentar no planeta.

No documento direcionado aos líderes das economias mais importantes do mundo, os signatários destacam o "enfoque do presidente Lula em abordar a fome e a pobreza na Presidência do G20" e as conquistas de seu primeiro mandato, que viu a pobreza reduzida pela metade graças às reformas de bem-estar social, aos programas de combate à fome e ao crescimento econômico.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destacou a retomada dos programas sociais pelo Governo Federal, que permitiram que em pouco mais de um ano o Brasil retirasse 13 milhões de pessoas da fome. Wellington Dias ainda reforçou a capacidade reconhecida do país em políticas públicas de erradicação da fome e da pobreza.

“É com muita satisfação que recebemos o apoio desse renomado grupo de especialistas em segurança alimentar à proposta brasileira na presidência do G20 de formar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Mostra que estamos no caminho certo e que as experiências dos governos Lula e Dilma, que tiraram o Brasil do Mapa da Fome, são referências mundiais, inclusive no meio científico”, analisou o ministro.

Entre os 27 laureados do Prêmio Mundial da Alimentação que assinaram o apelo urgente ao G20 estão Sir David Nabarro, co-líder do Grupo de Resposta à Crise Global da ONU, o professor Gebisa Ejeta, que recentemente recebeu a Medalha Nacional de Ciência dos Estados Unidos, e a cientista do clima da NASA, Dra. Cynthia Rosenzweig.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que ganhou o Prêmio Mundial da Alimentação em 2011, imediatamente tornou a fome e a pobreza prioridades-chave quando o país assumiu a presidência do G20 em dezembro. A Força-Tarefa pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza se reuniu pela segunda vez em Brasília, no fim de março.

Em meio ao aumento dos níveis de fome e vulnerabilidade climática e aos alertas da ONU para a iminente fome e fome extrema em Gaza, Haiti e Sudão – regiões em conflitos -, os especialistas alertam que "no século 21, é principalmente a falta de vontade política e liderança que permitem que a fome e a desnutrição persistam e aumentem.”

"Instamos todos os líderes a seguir o exemplo dele (Lula) e a defender ações ousadas para enfrentar a crise alimentar global e nos colocar em um caminho para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, nosso objetivo global compartilhado de acabar com a fome em todas as suas formas", disseram.

Atualmente, 735 milhões de pessoas passam fome e 250 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar aguda, com mulheres e crianças afetadas desproporcionalmente, apontaram os especialistas, ao sugerirem que o plano contenha medidas para:

● Salvar vidas, financiando integralmente os apelos humanitários da ONU para assistência alimentar e nutricional.

● Construir resiliência, investindo em pequenos agricultores e aqueles na linha de frente da crise alimentar.

● Garantir o futuro por meio da reforma do sistema financeiro multilateral, incluindo a correção da dívida insustentável dos países de baixa renda.

● Reforçar a cooperação entre agências da ONU, bancos de desenvolvimento e instituições financeiras, doadores, sociedade civil e organizações de agricultores.

A Força-Tarefa da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza vai se reunir novamente em maio, em Teresina, antes da reunião ministerial no Rio de Janeiro, em julho. A expectativa é que a Aliança seja oficializada na Cúpula dos Chefes de Estado e Governo, em novembro, também na capital fluminense.

Confira a lista de signatários:

 

Akinwumi A. Adesina - Presidente, Banco Africano de Desenvolvimento; Laureado em 2017.

Maria Andrade - Cientista Principal, Centro Internacional da Batata; Laureada em 2016.

David Beckmann - Presidente Emérito, Bread for the World; Laureado em 2010.

Howarth Bouis - Fellow Emérito, Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares; Laureado em 2016.

Mary-Dell Chilton - Cientista Distinta, Syngenta; Recipiente da Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação de 2023; Laureada em 2013.

Gebisa Ejeta - Diretor, Centro Purdue para Segurança Alimentar Global; Recipiente da Medalha Nacional de Ciência de 2023; Laureado em 2009.

Robert T. Fraley - Ex-Vice-Presidente Executivo e Diretor de Tecnologia, Monsanto; Laureado em 2013.

Simon N.Groot - Fundador/Presidente Honorário, Grupo de Sementes Leste-Oeste; Laureado em 2019.

Modadugu V.Gupta - Pesquisador Sênior, WorldFish; Laureado em 2005.

Lawrence Haddad - Diretor Executivo, Aliança Global para Nutrição Melhorada; Laureado em 2018.

Hans R. Herren - Presidente, Instituto do Milênio & Fundação Biovision; Laureado em 1995.

Gurdev S. Khush - Professor Emérito, Universidade da Califórnia, Davis; Laureado em 1996.

John Agyekum Kufuor - Presidente de Gana 2001-2009; Laureado em 2011.

Heidi Kühn - Fundadora e CEO, Raízes da Paz; Laureada em 2023.

Rattan Lal - Diretor, Centro Rattan Lal de Gestão e Sequestro de Carbono do CFAES; Laureado em 2020.

Jan W. Low - Diretor Gerente, JWLOW Limited; Laureada em 2016.

Jo Luck - Ex-Presidente, Heifer International; Laureada em 2010.

Robert Mwanga - Ex-Selecionador de Batata-doce, Centro Internacional da Batata; Laureado em 2016.

David Nabarro - Co-líder, Grupo de Resposta à Crise Global da ONU; Laureado em 2018.

Philip E. Nelson - Professor Emérito, Universidade de Purdue; Laureado em 2007.

Per Pinstrup-Andersen - Professor Emérito, Universidade Cornell; Laureado em 2001.

Cynthia Rosenzweig - Cientista Sênior de Pesquisa, Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA; Laureada em 2022.

Pedro Sanchez - Professor, Solos Tropicais, Universidade da Flórida; Laureado em 2002.

Shakuntala Haraksingh Thilsted - Líder Global de Nutrição e Saúde Pública, WorldFish; Laureada em 2021.

Marc Van Montagu - Presidente, VIB-Internacional em Divulgação de Biotecnologia Vegetal, Bélgica; Laureado em 2013.

Surinder Vasal - Ex-Selecionador de Milho, CIMMYT; Laureado em 2000.

Muhammad Yunus - Fundador, Banco Grameen; Presidente, Centro Yunus; Laureado em 1994.

Fonte: World Food Prize

Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

 

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/especialistas-internacionais-divulgam-carta-aberta-de-apoio-a-iniciativa-do-brasil-no-g20
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte