FNDE Chegando Junto: Macapá recebe capacitação em programas educacionais
Atividades ocorrem nesta segunda e terça-feira com oficinas, atendimentos e visitas técnicas a unidades escolares do Amapá
O projeto FNDE Chegando Junto deu início à segunda etapa de atividades no estado do Amapá nesta semana. A equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está em Macapá, capital do estado, para realizar oficinas, atendimentos e visitas a escolas públicas da região. A capacitação acontece nesta segunda-feira (22/4) e terça-feira (23/4).
Nesta segunda etapa, gestores escolares participam de oficinas abordando as regras e a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de uma oficina sobre Prestação de Contas e os principais programas executados pela autarquia.
Durante a tarde, os técnicos do FNDE oferecem atendimento individualizado aos gestores, esclarecendo dúvidas acerca da execução do PNAE, PDDE e Prestação de Contas.
“Viemos para nos somar aos gestores da Educação dos municípios e do Estado do Amapá, no sentido de desburocratizar e encontrar soluções para que a política educacional chegue na ponta com melhor qualidade, atendendo nossos alunos, atendendo quem mais precisa. Estamos aqui para dividir conhecimentos e adquirir conhecimentos, pois essa troca é muito importante”, afirmou Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais da autarquia.
A secretária adjunta de Apoio à Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Amapá, Francisca Antônia da Costa Oliveira, destacou os desafios de executar políticas públicas no extremo Norte do país e ressaltou a importância da realização do FNDE Chegando Junto para atender às comunidades da região.
“Essa é uma oportunidade para que nós, gestores, possamos sanar nossas dúvidas sobre acesso, execução e prestação de contas dos recursos educacionais federais. Ter a equipe técnica do FNDE aqui é muito importante porque eles estão próximos da nossa realidade de muitas dificuldades, como locais de difícil acesso e falta de infraestrutura, como internet. É uma região que precisa desse apoio”, afirmou a gestora.
O FNDE Chegando Junto conta com o apoio do governo do estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Educação, para a realização das atividades na região.
Sobre o projeto – A iniciativa busca levar, de forma integrada, intensiva e prioritária, todos os programas e ações desenvolvidos pela autarquia federal a determinadas regiões do País, que são selecionadas a partir de critérios e indicadores técnicos que retratam necessidades de atuação mais específicas.
Nesta fase inicial, o foco está no Amapá e na região do Marajó, no Pará, ambos no Norte do País, devido à baixa adesão desses locais aos programas e ações do FNDE.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte