Economia

Haddad abre Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Banco Central da Trilha de Finanças nos EUA

Ministro da Fazenda pediu coordenação internacional para financiamento de ações contra mudanças climáticas, que impactam, principalmente,os países mais pobres

Agência Gov | Via Ministério da Fazenda
18/04/2024 20:05
Haddad abre Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Banco Central da Trilha de Finanças nos EUA
Foto: Audiovisual G20

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abriu nesta quarta-feira (17/4) a primeira das sessões da 2ª Reunião da Trilha de Finanças do G20, ocorrida durante o Encontro de Primavera do FMI e do Banco Mundial, em Washington, DC, nos Estados Unidos. Na reunião desta quarta-feira, Haddad abordou a necessidade de que mais recursos financeiros sejam liberados aos países em desenvolvimento para que possam implementar seus planos de transição contra as mudanças climáticas –  que acabam impactando, principalmente, os países mais pobres.

“Globalmente estamos aquém do que seria necessário [de financiamento]. Uma rápida análise demonstra o descompasso entre o que necessitamos e o que atualmente temos. Os países em desenvolvimento precisam de até 6 trilhões de dólares para seus planos, mas foram mobilizados, em média, 1,3 trilhão. É preciso mudar esse cenário”, afirmou.

Haddad estava acompanhado pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, e a embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais e coordenadora da Trilha de Finanças do G20, também estavam presentes representando o país.

Uma segunda sessão das reuniões dos ministros de Finanças e de governadores de Bancos Centrais ocorreu na manhã desta quinta-feira (18/4).

Confira a íntegra do discurso do ministro na abertura da segunda sessão da reunião da Trilha de Finanças ocorrida nesta quinta-feira (18/4)

Tributação internacional

Ainda nesta quarta, a economista francesa Esther Duflo, convidada da delegação brasileira, também participou de uma sessão com a sociedade civil, para a abertura dos trabalhos da Trilha Financeira em Washington. A pesquisadora ressaltou que uma tributação internacional sobre os super-ricos deveria servir para financiar o combate à fome e às mudanças climáticas – posição ecoada por Haddad, que pediu o envolvimento de toda a comunidade internacional nesses esforços.

“Estamos propondo, no âmbito do Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis, as opções para facilitar o acesso a fundos verdes. O acesso a recursos é fundamental. Só conseguiremos empreender de forma efetiva com o envolvimento de toda a comunidade internacional”, colocou o ministro.

Antes da abertura dos trabalhos do G20 no Encontro de Primavera, Haddad participou, nesta quarta também, da reunião da Constituição do Fundo Monetário Internacional (FMI), em que o Brasil apresentou seus votos na diretoria do Fundo e do Banco Mundial. Nesses espaços, o ministro reforçou as posições do Brasil em defesa da reforma da governança das instituições internacionais e multilaterais.

Por: Ministério da Fazenda 

Link: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/haddad-abre-reuniao-de-ministros-de-financas-e-presidentes-de-banco-central-da-trilha-de-financas-nos-eua
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte