Ministério das Comunicações mostra como a doação de computadores transforma vidas
Websérie mostra projeto que ensina jovens e idosos a recuperar equipamentos descartados e deixá-los prontos para uso em escolas públicas, associações e pequenas comunidades, como aldeias indígenas; ação também tem importante papel ao inserir jovens no mercado de trabalho
O Ministério das Comunicações lançou a websérie "Transformando Vidas: Computadores para Inclusão" para apresentar este programa do Governo Federal que desenvolve a inclusão digital e a capacitação profissional. O primeiro episódio já está no canal do Ministério no Youtube: www.youtube.com/mincomunicacoes . Os episódios vão ao ar todas as sextas-feiras.
A websérie mostra como o programa Computadores para Inclusão faz a inclusão de jovens no mercado de trabalho, traz aprendizados aos adultos e idosos e dá destino importante aos computadores recuperados após serem descartados por instituições públicas.
“Logo que cheguei ao Ministério, percebi o quanto o programa Computadores para Inclusão tinha importância em várias frentes: dar aprendizados a jovens, adultos e idosos; permitir que muitas escolas que não tinham sala de informática agora tenham como modernizar o ensino; o aproveitamento e descarte correto do lixo eletrônico. Isso sem contar a geração de empregos, já que muitos saem dos Centros de Recondicionamento de Computadores e viram técnicos e professores de manutenção de equipamentos eletrônicos. Expandir o programa e levá-lo para todos os estados é uma de nossas prioridades para os próximos anos”, disse o ministro Juscelino Filho.
O programa que inspirou a websérie tem o objetivo de viabilizar iniciativas de inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos. Através dos CRCs espalhados pelo Brasil, alunos de todas as idades aprendem informática, robótica, montagem de computadores e muitos são inseridos no mercado de trabalho.
O Ministério das Comunicações percorreu todo o processo, desde a doação de computadores ociosos em órgãos públicos, passando por um dos CRCS – onde jovens e idosos, através de cursos gratuitos e oficinas, aprendem na prática a recondicionar essas máquinas - até elas serem entregues, com perfeitas condições de uso, para as escolas públicas, ONGs com importante acolhimento de pessoas em estado de vulnerabilidade e aldeias indígenas.
Cada episódio traz depoimentos de vidas que mudaram seja pelo aprendizado, pela inserção no mercado de trabalho ou uso de novos equipamentos. São professores e alunos que viveram o antes e o depois de doação de computadores recondicionados pelos alunos dos CRCs, são aldeias indígenas afastadas dos grandes centros, jovens que ajudam em casa com uma renda ou idosos que voltaram a ter alegrias como o mundo de conhecimento atrás dos computadores.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte