Educação
MEC mostra resultado da avaliação contínua de aprendizagem
Videoconferências se destinam a articuladores da Renalfa, secretários, gestores e docentes estaduais, regionais e municipais
Agência Gov | Via MEC
19/04/2024 17:21
Foto: Divulgação/MEC
Sistema é estratégia de apoio às redes para que as avaliações sejam introduzidas na rotina dos professores
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), fará videoconferências sobre o acesso e a análise dos resultados da avaliação contínua de aprendizagem (Ciclo I/2024), realizada pela Plataforma de Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O sistema é uma estratégia de apoio às redes para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas e, principalmente, dos professores. As transmissões acontecerão na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de abril, das 15h30 às 16h30, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed). Todas serão transmitidas pelo canal do MEC e do Caed no YouTube.
A primeira ocorrerá na próxima segunda-feira, 22 de abril, e será voltada para a Região Norte.
Leia também: Greve na educação: governo apresenta proposta de reestruturação das carreiras
Nas videoconferências, especialistas do Caed, responsáveis pelo suporte técnico da Plataforma de Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, vão falar sobre o uso do sistema, bem como tirar as dúvidas dos participantes e dialogar sobre possíveis intervenções pedagógicas a partir da análise dos resultados da avaliação.
A iniciativa é voltada a secretários, diretores e coordenadores de educação; professores; todos que trabalham com a educação básica nos anos iniciais do ensino fundamental; e articuladores estaduais, regionais e municipais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, busca unir os esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o 2º ano do ensino básico. Ele é executado por meio da colaboração entre os entes federados e do fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.
Veja abaixo a programação das videoconferências:
22/4 | Segunda-feira: Região Norte
23/4 | Terça-feira: Região Nordeste
24/4 | Quarta-feira: Região Centro-Oeste
25/4 | Quinta-feira: Região Sudeste
26/4 | Sexta-feira: Região Sul
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte