MEC orientará entes federados sobre Brasil Alfabetizado quarta (17)
Objetivo é orientar as secretarias de educação que possuem saldos remanescentes do Programa Brasil Alfabetizado a utilizarem o Simec
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realizará na próxima quarta-feira, 17 de abril, uma videoconferência para orientar os entes federados que possuem saldos remanescentes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) a utilizarem o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). O encontro será a partir das 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
O objetivo da formação é apresentar para os secretários de educação o caminho a ser percorrido no Simec, tendo em vista que esta é a primeira vez que o PBA será executado fora de seu sistema próprio.
Leia também: Com o Pé-de-Meia, nenhum jovem ficará fora da escola, diz ministro da Educação
Participantes – O encontro contará com a participação da diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Cláudia Borges; da coordenadora-geral de Alfabetização de Jovens e Adultos, Maria do Socorro Alencar Nunes; e da equipe técnica da Secadi.
PBA - O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi criado em 2003, com o objetivo de promover a superação do analfabetismo tendo seu último ciclo ocorrido em 2016. Durante a execução, o programa apresentou diversas questões relacionadas à falta de uniformidade na execução e dificuldade na mensuração dos objetivos alcançados. Por isso, recebeu um novo formato a partir da nova edição do Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022.
Leia também: Confira quais são os requisitos para receber o benefício do programa Pé-de-Meia
O objetivo do programa permanece o mesmo, alfabetizar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, a fim de promover a cidadania e contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País, por meio de assistência técnica e financeira aos entes federados que aderirem ao Programa.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte