MEC participa de simpósio internacional sobre inovação
Agenda interministerial liderada pelo MEC debateu inteligência artificial (IA), cooperação, inovação e propriedade intelectual, no Uerj Summit 2024
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), integrou uma das mesas do Simpósio de Cooperação Internacional, Inovação e de Propriedade Intelectual Uerj Summit 2024. O evento, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi realizado no dia 17 de abril, na cidade carioca.
A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Sesu, Tânia Mara Francisco, debateu, no primeiro bloco do evento, fomento de parcerias estratégicas. Ela discutiu a agenda interministerial sobre inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, que, segundo a dirigente, é prioritária para a Pasta. A frente visa fomentar ações voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação nas instituições federais, em especial nos Núcleos de Inovação, com ações empreendedoras e sustentáveis, como questões relacionadas às missões da Nova Indústria Brasil, transição energética e transição ecológica, economia social, mudanças climáticas, entre outras.
“Nós fizemos um diagnóstico em relação ao que o País precisa. Então, os diversos ministérios começaram a demandar do MEC ações relacionadas à necessidade de desenvolvimento de produtos, tecnologias e soluções. Do outro lado, temos as universidades, que estavam sendo elencadas como meio para chegarmos a essas soluções [...]. A partir desse cenário, promovemos o Seminário de Boas Práticas das Universidades Federais e trouxemos os ministérios para apresentar suas demandas e, a partir dali, começamos a desenvolver uma agenda que está ancorada no programa Universidade Federal Sustentável, que foca em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade”, afirmou a diretora.
“Partimos para o segundo momento, de levantamento das capacidades das universidades de atendimento a essas demandas, e observamos que existe uma diversidade grande de maturidade das instituições em relação às estruturas para atender a questões de inovação”, completou.
Além do MEC, estão incluídos no projeto os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Fazenda; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; assim como a Advocacia-Geral da União (AGU).
Evento – Inteligência artificial, digitalização e inovação estiveram no centro do debate do Uerj Summit 2024. O encontro, organizado pela Uerj, contou com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é vinculada ao MEC.
O simpósio reuniu palestrantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Guatemala, da Dinamarca, do Reino Unido, da Suíça, da Rússia, de Hong Kong, da Malásia e do próprio Brasil. O evento foi dividido em cinco áreas temáticas: Inteligência Artificial e Inovações; Fomento de Parcerias Estratégicas; Sustentabilidade; Propriedade Intelectual e Startups; e Cooperação Internacional e Estudos Olímpicos. Assim, pôde discutir as formas de cooperação de cada setor, os meios de proteção utilizados, desafios e oportunidades.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte