Práticas de governança pautam reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Os jogos da CPLP visam a reforçar a solidariedade entre cidadãos dos países participantes
O avanço e a evolução das boas práticas de governança e a legislação na área esportiva foram temas abordados pelo Ministério do Esporte em encontro com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizado em Cabo Verde, na África, de 8 a 12 de abril. No contexto do grupo, o Brasil se destaca como um líder na promoção da ética e dos valores no esporte. Nove países participam do projeto: Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, Brasil e Portugal, este coordenador do projeto junto a Brasil e Cabo Verde.
“Levarei do encontro experiências para desenvolver no Brasil. Estamos participando de capacitações de controle antidopagem, combate ao racismo, e do plano de ética do desporto. A comunidade olha para nós como um grande líder, por sermos realizadores dos megaeventos esportivos, estamos muito avançados”, afirmou Diogo Silva, coordenador-geral de categorias de base da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Desempenho, do Ministério do Esporte.
“A nossa formação acontece junto a de treinadores e professores que vão levar seus alunos-atletas para os jogos da CPLP, que serão realizados em 2025 no Timor-Leste”, acrescentou Diogo.
Os Jogos da CPLP são um acontecimento multiesportivo que envolve todos os estados-membros da organização. Apesar de o conceito ser semelhante aos dos Jogos da Lusofonia, nessa competição apenas é permitida a participação de atletas com idade inferior a 16 anos. Os jogos visam reforçar a solidariedade entre os cidadãos dos países participantes.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)A reprodução é gratuita desde que citada a fonte