Ministério da Gestão participa de reunião do G20 sobre economia digital
Pasta reforçou a importância da Governança da Identidade Digital
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participou, nesta quinta-feira (18/4), da segunda reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (Digital Economy Working Group - DEWG) do G20, realizada em Brasília (DF). Ao todo, participaram da reunião 27 países membros e convidados. A pasta foi representada no evento pela secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti.
No Grupo de Trabalho, o MGI lidera a prioridade Governo Digital: Construindo uma Infraestrutura Pública Digital Confiável e Inclusiva. Um documento de princípios da governança da identidade digital e um compilado sobre boas práticas no acesso e compartilhamento de dados entre instituições públicas e o setor privado visando ao interesse público serão entregues pelo ministério ao final da presidência brasileira.
Leia também: Concurso Nacional Unificado confirma horários de provas e alterações de segurança
Durante a reunião, Roncaratti relatou que foi desenvolvido o primeiro rascunho dos Princípios Gerais sobre a Governança da Identidade Digital. “Entendemos que essa governança deve reconhecer o valor da identidade digital para facilitar o acesso aos serviços públicos, reduzir as lacunas em relação à identidade e garantir que as oportunidades da era digital beneficiem a todos”, afirmou a secretária adjunta.
Segundo a proposta brasileira, os princípios podem ser enquadrados em três categorias:
1. Desenvolver sistemas de identidade digital com foco no usuário, que sejam sustentáveis e inclusivos;
2. Reforçar a governança da identidade digital;
3. Envolver-se na cooperação internacional em matéria de identidade digital.
O governo brasileiro acredita que esse documento pode orientar os demais países para a construção ou melhoria dos sistemas nacionais de identidade digital no sentido de reduzir as lacunas de identidade e alcançar, ainda, a meta 16.9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “até 2030, fornecer identidade legal para todos, incluindo registo de nascimento”.
No Brasil, o GOV.BR é uma das Infraestruturas Públicas Digitais (IPD). Atualmente, a plataforma do governo brasileiro já tem mais de 155 milhões de usuários, que podem acessar cerca de 4.200 serviços digitais.
Outro tema debatido na reunião foi o compartilhamento de dados. Segundo a secretária adjunta, o ministério vai preparar um levantamento sobre o acesso a dados com as experiências práticas de todos os países membros e convidados do G20. “Acreditamos que a partilha de soluções bem-sucedidas e de aprendizagens provenientes do processo de implementação é particularmente benéfica para aumentar a maturidade da utilização estratégica de dados em todo o mundo”, complementou.
Workshop
A secretária adjunta anunciou que o Workshop Governo Digital e Inclusão Digital, um evento paralelo às atividades principais do G20, ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho. O workshop será realizado em formato virtual e contará com a participação de grandes especialistas internacionais. O evento será aberto ao público e contará com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública.
A segunda reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital será realizada até o próximo sábado, na capital federal.
Leia também: Concurso Nacional: saiba o que é permitido levar no dia da prova
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte