Programa Acredita: Wellington Dias e secretário do governo alemão tratam de doação
O projeto deve ser implementado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), instituição vinculada ao Ministério de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ)
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, realizou audiência, nesta terça-feira (23/4), com o secretário-executivo do Ministério de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), Jochen Flasbarth. Entre outros temas, trataram da doação do BMZ para compor o Fundo de Garantia para Empreendedores inscritos no Cadastro Único, parte do Programa Acredita, lançado pelo Governo Federal.
O projeto deve ser implementado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), instituição vinculada ao BMZ, em mais uma parceria entre o governo do Brasil e o governo da Alemanha. O representante alemão mostrou entusiasmo com a proposta do Programa Acredita, que apresenta um conjunto de medidas para democratizar o acesso ao crédito para a população mais vulnerável, incluindo os inscritos no Cadastro Único, e impulsionar o empreendedorismo em todo o país.
Leia também: Programa Acredita vai oferecer microcrédito para inscritos no Cadastro Único
Para facilitar o acesso ao crédito, o Governo Federal criou o Fundo Garantidor de Operações (FGO) Acredita no Primeiro Passo, administrado pelo Banco do Brasil. Esse fundo garante a cobertura de até 100% da operação contratada, eliminando a exigência de avalistas ou bens como garantia para os pequenos empreendedores.
Nesse sentido, o KfW sinalizou apoio ao MDS e deve efetivar a doação de 20 milhões de euros, ainda este ano, ao Fundo Garantidor para os empreendedores do Cadastro Único e Bolsa Família. A instituição também pretende disponibilizar 500 milhões de euros em crédito para esse público.
Parcerias
A reunião tratou ainda do fortalecimento de parcerias em benefício de projetos que aliam aspectos sociais e ambientais. Entre eles, programas de revitalização de terras degradadas, com o plantio de florestas produtivas, recompondo ativos ambientais, restaurando solos, e também oferecendo oportunidades de emprego e renda para a população local.
“Estamos felizes em contar com o apoio contínuo da Alemanha e em reforçar os laços entre nossas nações. Esta é uma oportunidade única para demostrar ao mundo como o Brasil está combatendo a pobreza e promovendo a igualdade”, comemorou o ministro Wellington Dias.
Leia também: Desenrola, Pronampe e Procred 360: três pontos importantes do Acredita
Na audiência, as autoridades também falaram sobre a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das prioridades do Brasil na liderança do G20. O secretário Flasbarth afirmou que a Alemanha apoia a abordagem que a presidência brasileira adotou para a Aliança Global.
KfW
O Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), instituição filiada ao Ministério de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), presta cooperação financeira em países emergentes e em desenvolvimento, desde o conceito inicial e a implementação até a avaliação final de cada projeto. Em parcerias com os governos de cada país, o objetivo é criar melhores condições de vida para a população, assim como medidas para a proteção do clima e do meio ambiente.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte