MDS leva Caravana Brasil Sem Fome ao Pará
Na próxima quinta-feira (18/4), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), junto com vários outros órgãos do Governo Federal, chega ao Pará com a Caravana Brasil Sem Fome, que faz parte da estratégia de articulação do Plano Brasil Sem Fome (PBSF).
A Caravana Brasil Sem Fome atua com foco na articulação entre os governos Federal, estadual e municipal, além de promover espaços de diálogo e integração. As atividades também visam mobilizar a sociedade na elaboração de políticas de segurança alimentar e nutricional, de acordo com as necessidades e características de cada localidade.
O Plano Brasil Sem Fome concentra ações e programas dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), organizadas em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; mobilização para o combate à fome.
Nos dias 18 e 19 de abril, serão realizados - em Belém e em duas cidades da Ilha de Marajó - eventos com a participação de representantes de diversos ministérios, agendas que vão desde reuniões com a sociedade civil, atendimento e tira dúvidas para gestores e técnicos, cerimônias e assinaturas de parcerias, além de visitas a territórios quilombolas.
Segundo o ministro Wellington Dias, o Plano Brasil Sem Fome envolve cerca de 80 medidas. “Essas medidas compõem um conjunto de políticas públicas, investimentos e esforços coordenados para promover o acesso à renda, à cidadania e à alimentação adequada para toda a população brasileira. Queremos e vamos novamente tirar o Brasil do Mapa da Fome”, acrescentou o titular do MDS.
Além de diversos anúncios de investimentos do Governo Federal nos municípios paraenses, serão apresentadas aos gestores estaduais e municipais as ações e os programas de diversos ministérios que podem atender às demandas do território e da população do estado.
Outro objetivo da Caravana é articular ações do Plano Brasil Sem Fome com as estratégias de combate à fome dos estados e pactuar compromissos para alcançar as metas e fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de ouvir a sociedade civil sobre as principais demandas da região.
A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, lembra que essa é a segunda Caravana Brasil Sem Fome. A primeira foi realizada em Alagoas, em novembro de 2023. Agora, a mobilização chega ao Pará, com foco nos municípios da Ilha de Marajó. “Nós estamos indo para Marajó divulgar o Plano Brasil Sem Fome, fazer novos anúncios e ouvir a população. Escolhemos os territórios a partir dos indicadores para visitarmos os municípios mais afetados pela insegurança alimentar”, afirmou.
Programação
18 de abril
9h-12h – Reunião técnica com gestores e sociedade civil
9h-13h – Balcões de atendimento/ Espaço tira dúvidas
14h-16h – Cerimônia de abertura com participação de autoridades nacionais, estaduais e municipais de assistência social, saúde, educação, agricultura e meio ambiente, Caisans e Conseas estaduais e municipais, equipes técnicas ministeriais e organizações da sociedade civil
16h30 – Coletiva de imprensa com o governador do Pará e com os ministros do Governo Federal
Local (todas as agendas): Hangar, Centro de Convenções. Belém, Pará
19 de abril
8h-11h – Visitas das autoridades aos territórios quilombolas Boa Vista e Vila União Campinas para inauguração de cisterna implementada pelo Programa Cisternas nas Escolas e assinatura de contratos com cooperativas para compra com doação simultânea PAA/CONAB/MDS
Local: Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará
11h às 12h30 – Cerimônia com anúncios e entregas do Plano Brasil Sem Fome
Local: Ginásio de Esportes Abel Nunes Figueiredo, Soure, Ilha de Marajó, Pará
18 a 20 de abril
Atividades de formação das entidades sobre o registro geral da atividade pesqueira e oficinas
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte