MME avança temática energética dentro do Plano Clima com engajamento do setor
A primeira roda de reuniões teve o objetivo de nivelar as informações e colher as percepções do processo de diferentes atores do setor energético
O Ministério de Minas e Energia (MME) iniciou, nesta segunda-feira (22/4), as discussões relacionadas ao “Setor de Energia - Adaptação e Mitigação” dentro do novo Plano Clima. Foi realizada, em Brasília, a primeira roda de reuniões sobre o tema, que teve o objetivo de nivelar as informações e colher as percepções do processo de diferentes atores do setor energético.
O Plano Clima é um documento que estabelece os vários esforços do Governo Federal para atingir a meta climática mundial, com abrangência entre os anos 2024 e 2035. Para o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, o trabalho conjunto na definição dessa política climática é fundamental para que o país possa, de fato, alcançar os objetivos esperados.
“Trabalhar de forma integrada com os demais atores que estão envolvidos no setor energético é importante para que o governo se organize e garanta o efetivo engajamento de diversos segmentos. Além disso, os planos setoriais têm envolvimento com interfaces com outros setores. O de eficiência energética, por exemplo, conversa com o Plano Setorial de Cidades e o de bioenergia, com o setor de agricultura. Quando definimos juntos as ações nesses temas, conseguimos avançar em todos esses setores”, acrescentou o secretário do MME.
Além do MME, participam do encontro representantes do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (ABRACE). Novas rodadas serão realizadas para ampliar as discussões, inclusive com outros atores.
PLANO CLIMA
Para a elaboração do Plano Clima, de responsabilidade do Governo Federal, foram propostos dois grupos de trabalho o de Adaptação e de Mitigação. Ambos possuem subgrupos setoriais de energia, coordenado pelo MME.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte