Cultura

Mostra Cinema e Direitos Humanos chega em sua segunda fase

Filmes serão exibidos presencialmente em mais de 250 locais e em plataforma de streaming

MDHC
05/04/2024 15:15
Mostra Cinema e Direitos Humanos chega em sua segunda fase
Foto: Divulgação/MDHC

 

A Mostra Difusão é uma das atrações da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, com o tema "Vencer o Ódio, Semear Horizontes". Até o dia 24 de abril, serão apresentados 18 filmes participantes, com programação gratuita, para que mais pessoas assistam as produções. O conteúdo também estará disponível online na plataforma de streaming InnSaei.tv.

São mais de 250 locais de exibição, selecionados por edital do Ministério da Cultura. A pasta credenciou espaços nos 26 estados e no Distrito Federal, fora dos grandes centros urbanos, em pontos de cultura, instituições educacionais, museus, bibliotecas públicas e comunitárias, espaços e coletivos culturais, movimentos sociais do campo e da cidade, equipamentos culturais, associações, cooperativas, ONGs, entre outros, com atividades culturais abertas à comunidade e público em geral.

A iniciativa busca estimular discussões sobre questões como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia, combate ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação. No catálogo, longas e curtas-metragens com assuntos como: direitos de mulheres, idosos, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.

Para a assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Letícia Cesarino, através da linguagem cinematográfica, a Mostra amplia e diversifica os espaços de informações e discussões sobre Direitos Humanos. “Nesse sentido, a parceria com o MinC foi fundamental para potencializarmos o alcance desses debates. Por meio da Mostra Difusão, reforçamos ainda mais a perspectiva de territorialização, diálogo e transformação do projeto", ressaltou.

Programação

No Distrito Federal, as sessões acontecem na Associação Cultural Olho de Águia, em Taguatinga; no Cine Ema, no Recanto das Emas; e no Auditório do Campus Ceilândia da Universidade Católica de Brasília. Além da BDB Cultural - Biblioteca Demonstrativa de Brasília; do Cine Fusca, do Cine Grupo Nzinga de Capoeira Angola, do Cineclube Cine Eco Caamb e do ponto de cultura Pergunta Fixar, todos de Brasília.

Na Bahia, são 21 pontos selecionados, nas cidades de Vitória da Conquista; Itapuã; Guanambi; Juazeiro; Valença; Dias D'Ávila; Luis Eduardo Magalhães; Lauro de Freitas; Ibiassucê; Vera Cruz; Guaratinga; Mutuípe, além de quatro locais em Salvador. No Ceará, a Mostra está nas cidades de Barbalha; Caucaia; Fortaleza; Garrote; Jaguaribe; Maracanaú; Maranguape; e Quixadá.

Na região sudeste, os pontos de exibição estão espalhados, nas capitais e cidades do interior, do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Confira a programação completa

Primeira fase

Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Ministério da Cultura (MinC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a mostra teve lançamento em dezembro de 2023, no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ), após quatro anos sem exibições.

Na primeira fase, entre os dias 11 e 22 de março, foram realizadas nas 26 capitais do país e no Distrito Federal a exibição de mais de 360 sessões de longas e curtas-metragens, atingindo um público de mais de seis mil pessoas. Durante o mesmo período, também foram realizadas 27 oficinas com educadores, com a proposta de compartilhar ferramentas de criação com o audiovisual para uso de profissionais da educação e de outras áreas em diversos contextos sociais. Ao todo mais de 380 pessoas participaram das oficinas.

Para Letícia Cesarino, a retomada da Mostra é um marco para o Ministério. “O projeto tem uma trajetória histórica, sendo um dos maiores e mais duradouros da pasta. Com muito trabalho e dedicação, o MDHC esteve presente em todos os 26 estados, além do DF, reforçando o compromisso com a consolidação da educação e da cultura em Direitos Humanos, em todo o país", enfatizou.

Mais informações sobre programação, conceito, oficinas, contato e exibições

Serviço

Mostra Difusão
Data: 25 de março a 24 de abril
Exibição: Equipamentos culturais das cidades participantes (mais de 250 pontos de exibição em diversos municípios do país e através da plataforma de streaming InnSaei.TV)

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/mostra-cinema-e-direitos-humanos-chega-em-sua-segunda-fase
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte