MTE leva programas e ações a prefeitos, secretários e vereadores de Pernambuco
Gestores públicos e articuladores sociais buscaram informações sobre Economia Solidária, Abono Salarial, Carteira de Trabalho Digital, Caged, entre outros assuntos
Representando o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) de Pernambuco participou, nos dias 15 e 16 de abril, da 8ª edição da Caravana Federativa, sendo a quinta edição a ser realizada no Nordeste.
A Caravana Federativa tem como principal objetivo levar atendimento, informação e cooperação aos gestores públicos do executivo e legislativo municipal, bem como às instituições que trabalham com comunidades. Isso é feito por meio da participação ativa dos ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.
Durante essa iniciativa itinerante do governo federal, prefeitos, secretários e vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, buscar apoio e, mais importante ainda, identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos para beneficiar e alcançar em maior escala a população dos 184 municípios pernambucanos, além do distrito de Fernando de Noronha.
Segundo a superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco, Patrícia dos Anjos, os programas e ações do MTE mais procurados no estande da SRTE envolveram os temas da Economia Solidária, serviços e dúvidas sobre a Carteira de Trabalho Digital, o combate ao Trabalho Infantil, o Programa Jovem Aprendiz e o Abono Salarial. "Com 95% dos atendimentos focados em políticas públicas, como formalização de parcerias, termos de cooperação e identificação dos pontos desses instrumentos de acordo com a necessidade e a economia de cada município", explica Patrícia dos Anjos. Para a superintendente é crucial a participação da SRTE/PE, considerando que o MTE oferece serviços que impactam diretamente a vida do cidadão. "Este espaço de articulação com prefeitos, vereadores e secretários é uma oportunidade para divulgar os serviços e desenvolver novas parcerias e projetos", ressalta Patrícia.
A oitava edição da Caravana ocorreu paralelamente à realização do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), e reuniu mais de 30 ministérios sob a coordenação da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Presidência da República. A próxima edição da Caravana Federativa será em maio, no Estado do Amapá.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte