Pesquisa do Inmetro vai ouvir usuários de carros movidos a gás natural veicular
População pode participar da pesquisa até 11 de maio. Dados serão utilizados para revisão e aprimoramento das regras sobre GNV
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está com pesquisa aberta à sociedade para ouvir os usuários de veículos movidos a gás natural veicular (GNV). Ação da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro, a consulta pública faz parte do estudo sobre a elaboração das fases de análise de impacto regulatório (AIR).
Os dados vão ajudar a identificar os agentes econômicos, usuários dos serviços e de todos aqueles que são afetados pelos problemas regulatórios em relação à comercialização do GNV no Brasil.
O formulário apresenta 14 questões objetivas e as perguntas tratam do segmento de atuação do usuário, sobre o consumidor, fabricante, sindicato e associação. Também quer saber se a pessoa possui veículo movido a GNV, tempo que utiliza o veículo, assim como o horário habitual de abastecimento.
Além disso, a pesquisa traz questionamentos sobre o motivo que levou a pessoa a comprar ou converter o seu veículo em GNV; sobre preço do combustível na ocasião da compra, maior economia de combustível, economia com valor do IPVA e manutenção econômica do veículo.
Por fim, a consulta do Inmetro quer saber se o usuário tem conhecimento sobre o que é a massa específica do gás, cujo valor está estampado na bomba medidora de gás/dispenser. E ainda se o usuário se sente seguro durante o abastecimento do seu veículo.
Participação da Sociedade
Segundo o diretor de Metrologia Legal (Dimel), do Inmetro, Marcelo Morais, a etapa de consulta à sociedade é uma das fases mais importantes da elaboração da análise de impacto regulatório.
“A participação da sociedade é muito importante, pois, através da consulta às partes envolvidas diretamente é que elaboramos o material da forma mais adequada. O consumidor final tem um grande peso e nesta fase queremos saber quais são as impressões percebidas na hora de abastecer o veículo nos postos de combustível”, esclarece Marcelo Morais.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou a importância da participação dos consumidores na pesquisa. “É uma grande preocupação do Inmetro cuidar dos interesses e da segurança do consumidor de forma geral, e neste caso na hora da compra do gás GNV. Através desse retorno de dados da pesquisa, nossa equipe estará preparando um compilado de informações que deverão ser contempladas na elaboração desta AIR, pelo Inmetro”, disse.
Participe da pesquisa e contribua com o aprimoramento das regras sobre o GNV no País
Os dados pessoais dos participantes não serão divulgados. E em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a Divisão de Articulação e Regulamentação Técnica Metrológica (Diart) do Inmetro, através do e-mail: diart@inmetro.gov.br .
Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte