Planalto

Presidente Lula realiza visita oficial à Colômbia na próxima semana

Lula participa de reunião bilateral com o presidente Gustavo Petro, de Fórum Empresarial e da inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que terá o Brasil como convidado de honra

Agência Gov | Via Planalto
11/04/2024 21:01
Presidente Lula realiza visita oficial à Colômbia na próxima semana
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarca na próxima terça-feira (16/4), para compromissos em Bogotá, capital da Colômbia, a convite do presidente Gustavo Petro. Na quarta-feira (17/4), os dois presidentes realizam reunião bilateral centrada nas agendas de comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação amazônica, programas sociais, direitos humanos e agricultura familiar, entre outros. O presidente brasileiro também participará do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e da inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), em que o Brasil é o país convidado de honra.

“São dois países que têm um importante contingente de povos afrodescendentes, indígenas, e têm, da parte de seus governantes, prioridade atribuída ao fortalecimento desses setores na sociedade. Ao mesmo tempo, são dois governos que compartilham visões muito semelhantes no que se refere à dimensão amazônica que ambos possuem e sobre integração sul-americana e regional, de maneira mais ampla”, destacou o ministro João Marcelo Galvão de Queiroz, diretor do Departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, durante briefing para a imprensa nesta quinta-feira (11/4).

A agenda do presidente Lula no país vizinho começa na manhã da quarta-feira, quando se reúne com o presidente Petro na Casa de Nariño, sede do governo da Colômbia. Após a reunião, haverá a assinatura de atos bilaterais, seguida de declaração à imprensa e almoço.

Em seguida, o presidente Lula participará de Fórum Empresarial promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial ProColombia. O evento deverá reunir cerca de 300 empresários brasileiros e colombianos dos mais variados setores.

O compromisso seguinte será a inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que tem como lema “leia a natureza”. O evento terá duração de duas semanas e deverá receber cerca de 600 mil visitantes. Como país homenageado, o Brasil terá o pavilhão principal na feira. Importante delegação de escritores e artistas nacionais deverá estar presente: Ailton Krenak, Daiara Tukano, Eliane Potiguara, Bernardo Carvalho e Hermeto Pascoal.

“Essa visita do presidente Lula é mais uma etapa desse processo de aproximação com a Colômbia, que começou com a presença do presidente Petro aqui na cerimônia de posse, em 1º de janeiro e, depois, com a vinda dele à reunião de presidentes da América do Sul e com a presença do presidente Lula na reunião técnico-científica prévia à Cúpula de Belém, em Letícia (Colômbia)”, explicou o ministro Queiroz.

DEMAIS ATIVIDADES — Antes da agenda do presidente Lula em Bogotá, haverá uma missão parlamentar, organizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, para estabelecer contatos entre congressistas brasileiros e colombianos sobre matérias de interesse dos dois países. Além disso, será realizado um seminário sobre agricultura familiar, com compartilhamento de experiências do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

INTERCÂMBIO COMERCIAL – Brasil e Colômbia mantêm intercâmbio comercial significativo, sendo o Brasil o terceiro maior parceiro do país vizinho. As exportações brasileiras para a Colômbia apresentam tendência de crescimento desde 2003. Em 2023, ano em que o comércio bilateral totalizou US$ 6,1 bilhões, as exportações brasileiras alcançaram USD 3,8 bilhões, e as importações da Colômbia, US$ 2,3 bilhões. Mais de 70 empresas brasileiras estão instaladas na Colômbia

Por: Planalto

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/04/presidente-lula-realiza-visita-oficial-a-colombia-na-proxima-semana
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte