Previdência reduz em 56% tempo médio de espera por benefícios em Salvador (BA)
Com ações estruturantes, INSS e Perícia Médica Federal alcançam prazo de 38 dias para conclusão de solicitações
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, valorizou nesta sexta-feira (26), em reunião com gestores em Salvador (BA), a redução de 56% no tempo médio de concessão de benefícios na capital baiana. Com 38 dias para conclusão de solicitações atreladas ao INSS e à Perícia Médica Federal (PMF), o índice atual, comparado ao de outubro de 2022, consolida o processo de evolução do serviço humanizado.
Comparando a transformação local à marca nacional, que alcançou 43 dias em março, Lupi citou o ganho de eficiência a partir da implementação de políticas integradas, como o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), o investimento em infraestrutura, com a reforma e abertura de novas agências, além da convocação e valorização de servidores.
“Fortalecemos as bases do maior programa social contínuo do mundo através do INSS e da Perícia Médica. O povo percebe, no dia a dia, o nosso compromisso com o progresso socialmente responsável da nação”, salientou, ao conhecer a gerência acompanhado da chefe da PMF, Luciana Quintero, da superintendente-substituto do Nordeste, Rodrigo Meireles, e do novo gerente local, Ygor Sousa, que foi nomeado em março.
Eixo fundamental para o governo federal, a Previdência acumula números que consolidam a sua histórica representatividade social. No maior estado do Nordeste, são mais de 2.8 milhões de benefícios ativos, que geram cerca de R$ 4.8 bilhões em investimentos mensais na economia.
“A Previdência Social é um mecanismo centenário de distribuição de renda que leva cidadania para brasileiros diretamente nos municípios, vide os bilhões mensais que circulam na Bahia. O povo percebe, no dia a dia, o nosso compromisso com o progresso socialmente responsável da nação”, encerrou o ministro, que recebeu a visita dos deputados federais Felix Mendonça e Leo Prates.
Por MPS
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte