Receita doa mais de 100 toneladas de mercadorias para vítimas da enchente no AC
Distribuição dos itens doados à população atingida pelo alagamento será realizada pelo Ministério Público do estado e Defesa Civil
A Receita Federal destinará mais de 100 toneladas de mercadorias ao Ministério Público e à Defesa Civil do Acre. O objetivo é ajudar as vítimas da recente enchente que atingiu o estado e ocasionou grandes perdas a pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa é uma das maiores doações de mercadorias do Governo Federal já registradas no País.
As mercadorias vêm de depósitos da Receita Federal em São Paulo, após articulação envolvendo a DRF/Rio Branco, Superintendências Regionais da Receita Federal em Belém e em São Paulo, Ministério Público do estado do Acre e Secretaria de Estado de Governo do Acre.
A logística de transporte envolve o esforço de diversos atores, considerando seu alto custo. A carga será transportada de forma gratuita pela empresa aérea Azul Cargo Express e em caminhões da rede de supermercados Arasuper, após ações de sensibilização política e de órgãos parceiros.
O primeiro lote de duas toneladas de mercadorias já está em Rio Branco e os demais chegam diariamente. No ano passado, a Receita Federal destinou três toneladas de roupas para atender à população afetada pela chuva no estado do Acre.
A iniciativa faz parte do Programa Receita Cidadã que tem como finalidade a participação da instituição em ações que promovam a destinação sustentável, social e ambiental de mercadorias, contribuindo para redução de desigualdades sociais e à preservação do meio ambiente.
Além disso, considerando que muitos atingidos pela enchente perderam todos os documentos, a Receita Federal atuou em parceria com outros órgãos para viabilizar emissão prioritária de novos documentos.
Por: Receita Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte