Rede GOV.BR ultrapassa a marca de 100 milhões de brasileiros nos municípios participantes
Iniciativa da Gestão promove a colaboração, articulação e o intercâmbio para promover o governo digital em todas as esferas de governo
A Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) ultrapassou, nesta segunda-feira (08/04), a marca de 100 milhões de brasileiros representados pelos municípios que já fizeram adesão à iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Até o momento, integram a rede os 26 estados, o Distrito Federal e 933 municípios.
“Vamos utilizar a Rede GOV.BR para impulsionar a Estratégia Nacional de Governo Digital, que será lançada em breve. A partir deste trabalho, vamos atuar em conjunto para promover a transformação digital em todo o país”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “A rede é um espaço de colaboração, intercâmbio, articulação e disseminação de soluções e iniciativas de transformação digital entre os entes da federação”, explicou.
Entre as vantagens da participação na rede estão o apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos, a participação em programas de capacitação, o apoio para a busca por financiamento e, ainda, oportunidades de reuso e colaboração com outros estados e municípios.
Uma outra vantagem da adesão à Rede GOV.BR é a possibilidade de estados e municípios utilizarem as soluções do GOV.BR. Entre elas estão o Acesso GOV.BR, a Prova de Vida Digital e a Assinatura Eletrônica GOV.BR. “Tudo isso simplifica o trabalho dos gestores e melhora o atendimento da população”, afirma o secretário.
A solução do GOV.BR mais solicitada pelos municípios é o Acesso GOV.BR. Até o momento, cerca de 752 já utilizam a ferramenta. Em segundo lugar, há a Prova de Vida, que já é usada por 248.
Estratégia Nacional
A Estratégia Nacional de Governo Digital será um conjunto de recomendações estratégicas para articular e direcionar as iniciativas de governo digital em todos os entes da Federação. Para construir essa futura norma, o MGI realizou uma série de oficinas presenciais nas cinco regiões do país.
Também foram realizados eventos remotos, para ampliar o debate com estados e municípios; organizações da sociedade civil; instituições privadas; e empresas públicas de tecnologia, de diversas esferas da federação. Ao todo, os eventos contaram com a participação de quase 900 pessoas.
Além disso, o MGI também realizou uma etapa de participação ampla e on-line sobre o documento. Ao todo, o Ministério recebeu 406 contribuições ao futuro decreto e mais de dois mil votos nas recomendações. Entre os objetivos da Estratégia Nacional para 2024 –2027 estão a identificação única do cidadão, governança, transparência, infraestrutura digital, interoperabilidade e personalização e foco no usuário.
Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte