“Rio Grande do Sul está na cabeça e na preocupação de todos os brasileiros”, diz o ministro da Defesa
Até o momento, cerca de 13.485 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, estão envolvidos diretamente na missão e resgataram em torno de 63 mil pessoas e 7 mil animai
Nesta sexta-feira (10), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e comandantes das Forças Armadas estiveram no Rio Grande do Sul (RS) para conferir o trabalho dos militares em apoio aos municípios impactados pelas enchentes. Na ocasião, o ministro enfatizou a importância da continuidade dos trabalhos e da solidariedade.
“O Rio Grande do Sul, hoje, está na cabeça e na preocupação de todos os brasileiros. Esse momento exige responsabilidade, fraternidade e amor ao próximo. Nós precisamos, verdadeiramente, trabalhar pelo Rio Grande do Sul”, diz o Ministro José Mucio durante coletiva de imprensa.
Até o momento, cerca de 13.485 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, estão envolvidos diretamente na missão e resgataram em torno de 63 mil pessoas e 7 mil animais , desde o início da ajuda humanitária, em 30 de abril. A ação conta com meios fluviais, aéreos e terrestres, no total de 105 lanchas e botes; 6 navios; e 35 aeronaves (asa fixa e helicópteros). Já são 437 municípios atingidos pelas chuvas.
A campanha: “Todos Unidos pelo Sul”, encabeçada pela Força Aérea Brasileira (FAB), arrecadou 2 mil toneladas de alimentos. Neste sábado (11), militares do Exército e da Força Aérea atuarão, juntamente com voluntários, para entregar 400 toneladas das doações às vítimas. A ação utilizará meios aéreos e terrestres.
Durante a coletiva de imprensa, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, falou sobre as próximas ações. Segundo ele, para retornar o abastecimento de água em Porto Alegre (RS), equipes de engenharia do Exército estudam a possibilidade de bombear a água acumulada no Bairro Moinho dos Ventos e levá-la de volta ao Rio Guaíba. Para esta frente de ação, de caráter emergencial, é necessário um guindaste de 6 toneladas e a construção de pontes para execução, proporcionando condições para restabelecer a infraestrutura dos serviços básicos no estado.
HCamp - Como parte do apoio ao RS, as Forças Armadas já instalaram quatro hospitais de campanha nas cidades de Estrela, Eldorado do Sul, São Leopoldo e Guaíba, sendo 3 do Exército e 1 da Marinha. Cada módulo tem uma média de 40 leitos e 100 atendimentos de saúde são realizados por dia. As estruturas atendem especialidades como clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral.
Operação Taquari - Em 2023, ocorreu a primeira fase da operação Taquari, no Rio Grande do Sul. À época, os militares das Forças Armadas também foram mobilizados para atender os municípios afetados por fortes chuvas. Os militares atuaram em ações de busca e salvamento; resgate; no transporte de equipamentos, na distribuição de suprimentos, em evacuações aeromédicas; e na desobstrução de vias.
Por: Ministério da Defesa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte