Rio Grande do Sul

Defensoria Pública no RS vai usar plataforma digital da União para tocar processos

Diante de pane no sistema usual da DP gaúcha, por causa da crise causada pelas chuvas, cooperação garante continuidade das atividades

Agência Gov | via AGU
20/05/2024 09:53
Defensoria Pública no RS vai usar plataforma digital da União para tocar processos
AGU
Sapiens permite acessos aos autos dos processos

A Advocacia-Geral da União (AGU) disponibilizou a defensores públicos federais que atuam no Rio Grande do Sul o acesso ao sistema Sapiens, que reúne processos judiciais e documentos eletrônicos.  A medida atende a uma solicitação feita pela Defensoria Pública da União (DPU) e viabiliza a continuidade das atividades da instituição no estado, uma vez que o sistema e-Proc, da Justiça Federal da 4ª Região, está temporariamente desativado em razão da calamidade climática e ainda não há previsão de quando voltará a funcionar.

“O acesso ao Sapiens permite que os membros da DPU tenham acessos aos autos dos processos em que trabalham para conseguir realizar os atos processuais”, explica o diretor-substituto do Departamento de Inteligência Jurídica e Inovação da AGU, o procurador federal Mauro Lucio Baioneta Nogueira. Segundo ele, a medida também é um exemplo de como as instituições públicas podem cooperar para enfrentar a calamidade. “A importância desta parceria institucional é a manutenção dos serviços de Justiça nesta situação de crise. O pleno funcionamento da DPU é do interesse do Estado Brasileiro e, portanto, da AGU”, completa.

O acesso ao Sapiens também já havia sido liberado aos juízes federais que atuam na 4ª Região, em atendimento a solicitação feita pelo TRF4 . Para a DPU, o sistema foi disponibilizado na noite de quarta-feira (15/05), poucas horas após o recebimento da solicitação. “A AGU se sensibilizou com a necessidade da DPU de acessar os processos pelo sistema Sapiens e, com isto, viabilizar a prestação de assistência integral aos assistidos atingidos pelas enchentes”, diz o secretário institucional executivo da DPU, Marcos Antonio Paderes Barbosa.

Além do acesso ao sistema, a AGU também cedeu uma sala de sua sede em Porto Alegre para defensores públicos federais, uma vez que a DPU está localizada no bairro Cidade Baixa, alagado desde 6 de maio.

O Sapiens é um gerenciador eletrônico de documentos da AGU que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurídico, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo, que armazena dados de mais de 25 milhões de processos, dos quais 2,3 milhões são da 4ª Região da Justiça Federal.

Por AGU

Link: https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-disponibiliza-acesso-a-sistema-de-processos-judiciais-para-defensores-publicos-federais-no-rio-grande-do-sul
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte