Social e Políticas Públicas

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza vai ser estruturada em torno de três documentos

Ministro Wellington Dias detalha deliberações tomadas por 50 delegações internacionais em conferência realizada em Teresina e que segue até sexta-feira (24.05)

Agência Gov | Via MDS
22/05/2024 15:03
Aliança Global contra a Fome e a Pobreza vai ser estruturada em torno de três documentos
A conferência reúne 50 delegações internacionais de 29 países

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou, em entrevista coletiva realizada em Teresina, nesta quarta-feira (22.05), que as deliberações de integrantes da Força-Tarefa do G20 para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza serão consolidadas em três documentos.

A conferência, que reúne 50 delegações internacionais de 29 países, no Centro de Convenções da capital piauiense, teve início na segunda-feira (20.05) e se estenderá até sexta-feira (24.05).

Durante a entrevista, Wellington Dias detalhou o teor dos documentos:

O primeiro abordará os compromissos de cada país para combater a fome e pobreza;

O segundo definirá os termos da aliança, sua forma de funcionamento e as condições para a participação e;

O terceiro esclarecerá a fonte de recursos para as ações.

O último documento está sendo chamado de “Fundação da Aliança Global contra a Fome a Pobreza”, por definir as bases da governança da iniciativa. “É uma declaração a ser feita pelos países do G20, mas também por outros países que não são membros, mas que venham a aderir”, afirmou o titular do MDS.

Já foi definido, no entanto, que não será criado um órgão ou fundo financeiro. A proposta em debate prevê a liberação de recursos por parte de organismos vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU).

O ministro ressaltou ainda que os países desenvolvidos também assumirão compromissos de apoio financeiro às nações em desenvolvimento. “Seja com recursos não reembolsáveis ou com reembolsáveis, mas com créditos e taxas adequadas”, afirmou.

Segundo Wellington Dias, a tendência é construir um consenso de que cada país apresente um plano de Estado e não de governo, sobre essa participação. “O Brasil, por exemplo, apresentou o Plano Brasil Sem Fome. Este Plano foi submetido ao Congresso Nacional e passou a ser um Plano de Estado e não apenas um Plano de governo”, destacou.

Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

 

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/forca-tarefa-do-g20-pela-alianca-global-contra-a-fome-e-a-pobreza-vai-ser-estruturada-em-torno-de-tres-documentos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte