ANS divulga relatório das consultas realizadas ao Conselho de Usuários
Publicação apresenta informações das consultas realizadas em 2023
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou o relatório das consultas realizadas ao Conselho de Usuários da ANS em 2023. Nesta edição, que pode ser encontrada no portal da reguladora, a publicação apresentou o resultado das consultas referentes a quatro serviços: Acessar o acervo da Biblioteca ANS , Obter certidão emitida pela ANS , Obter vistas e cópias de processos administrativos em posse da ANS e Obter relatório de processos .
Ao todo, foram mais de 500 respostas recebidas, sendo a maioria delas referente ao acesso da Biblioteca da ANS.
Com base nessas perguntas, os conselheiros informam sobre a eficiência dos serviços e apontam espaços para melhorias, o que permite à Agência estruturar ideias com o objetivo de aperfeiçoar os processos e as entregas à sociedade pela reguladora.
“A Ouvidoria da ANS classifica como bastante positiva e produtiva a experiência das consultas relatadas neste estudo. As avaliações recebidas são importantes insumos para o aprimoramento dos serviços analisados. Por isso reforçamos que o Conselho de Usuários é uma importante ferramenta de participação da sociedade, em que os cidadãos têm a oportunidade de avaliar os serviços realizados no setor. Através dessas informações a ANS pode basear sua tomada de decisões em busca de melhorias”, destaca o ouvidor interino da ANS, João Paulo de Araújo.
O relatório está disponível no portal da ANS, na página da Ouvidoria, e pode ser acessado neste link , bem como todos os relatórios produzidos nos últimos anos.
Sobre o Conselho de Usuários
O Conselho de Usuários é um mecanismo instituído pela Lei nº 13.460/2017 , cuja finalidade é promover a conexão entre o usuário e o gestor responsável pelo serviço. Periodicamente, os conselheiros voluntários são chamados para responder consultas enviadas pela Ouvidoria da ANS e pelos gestores dos serviços a respeito da percepção sobre a qualidade da prestação de serviços.
A ANS lembra que qualquer cidadão pode se tornar um Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Agência, colaborando com a otimização dos serviços prestados pela entidade e, consequentemente, com a evolução do setor. Para se tornar um conselheiro da Agência, o processo é bem simples: basta acessar a plataforma da Controladoria-Geral da União e se inscrever. A atuação é voluntária e a participação é feita de forma online, rápida e gratuita.
Por ANS
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte