Codevasf leva infraestrutura hídrica de poços tubulares a comunidades rurais de municípios cearenses
Já foram perfurados 109 poços, dos quais 53 possuem água em qualidade e quantidade para atender às comunidades beneficiadas
Cerca de R$ 4,6 milhões estão sendo investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no estado do Ceará na perfuração de poços tubulares. Até o momento já foram perfurados 109 poços, dos quais 53 possuem água em qualidade e quantidade para atender às comunidades beneficiadas. A ação busca prover acesso à água a comunidades rurais para segurança hídrica e convivência com o semiárido.
Segundo o superintendente regional da Codevasf no Ceará, Marlos Costa de Andrade, a implantação dos poços está permitindo que as famílias tenha acesso à água para consumo e para produção. “A água é um recurso essencial à vida e um direito humano. Com esses investimentos, estamos garantindo o acesso a esse direito, ao permitir implantar a infraestrutura hídrica necessária à qualidade de vida e ao desenvolvimento dessas comunidades”, apontou.
Os equipamentos de infraestrutura hídrica estão sendo implantados em comunidades rurais dos municípios cearenses de Aiuaba, Arneiroz e Parambu, na região do Sertão dos Inhamuns, Campos Sales, Tauá e Salitre, na região do Cariri, Pedra Branca, na região do Sertão Central, e Pereiro e Potiretama, na região do Vale do Jaguaribe.
A família de Eva Silva, 36 anos, moradora da comunidade Sítio São Gonçalo, no município de Aiuaba, onde mora com o marido e as três filhas, é uma das beneficiadas. Na pequena propriedade da família, eles cultivam milho e feijão e criam galinhas e porcos para consumo próprio e venda do excedente. Eva relatou as dificuldades que as famílias da comunidade passavam para ter acesso à água, percorrendo quilômetros para abastecer a residência, e comparou o antes e o depois da chegada do poço.
“Para a gente ter água em casa tinha que andar bastante com a lata na cabeça. Eu mesmo usava minha bicicleta para ir buscar água num açude que fica bem longe daqui de casa. Com o poço aqui do lado, facilitou muito nossa vida. Toda a comunidade está comentando que agora temos água pertinho de casa”, comemorou Eva.
Na comunidade Sítio Pedrosa, no município de Salitre, a instalação do poço é assunto em toda a comunidade. Antes servida com uma estrutura que fornecia água salobra, conforme relato da agricultora Dayla Ribeiro, 22 anos, hoje as famílias contam com água de qualidade na própria comunidade sem a necessidade de andar vários quilômetros ou de comprar água para abastecer a residência.
“Era muito difícil a luta para ter água em casa. Ou pegava do poço com água salgada ou tinha que comprar. Senão andava até um açude bem longe daqui. Hoje está bem fácil. Esse poço é uma benção para todos nós. Nossos vizinhos comemoram muito essa maravilha”, afirmou a agricultora, que vive com os sogros e filhos num sítio, onde produzem mandioca, milho e feijão para consumo da família.
A previsão da 14ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Fortaleza, é que até o próximo mês de novembro os trabalhos de instalação dos poços tubulares estejam concluídos.
Por: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte