Sai o resultado do mapeamento de práticas de promoção da alimentação saudável
Edital mapeou iniciativas de assistência técnica e extensão rural conectadas ao Guia Alimentar para a População Brasileira
Já está disponível o resultado do “Mapeamento de Práticas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Serviços da Ater”, realizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Itaqui, em parceria com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan) do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde
Ao todo, foram selecionadas 14 experiências que promovem a alimentação adequada e saudável, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira , nos serviços da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de vários estados. Os relatos dessas práticas, escritos e em vídeos, serão reunidos em uma publicação digital.
Além disso, todas as iniciativas classificadas nesta primeira etapa vão receber certificado e um dos autores dos dois relatos com maior pontuação na avaliação receberão custeio de diária e deslocamento para visitação cooperada como oportunidade para aprimorar o conhecimento, trocas de saberes e vivências em promoção da alimentação adequada e saudável na Assistência Técnica e Extensão Rural dos territórios.
Os recursos ao resultado desta primeira etapa podem ser apresentados nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), por meio do e-mail: guiaaliemntarnaater@gmail.com .
Sobre o edital
O mapeamento teve como objetivo valorizar o trabalho dos atores comprometidos com a promoção da produção, beneficiamento, comercialização, trocas e autoconsumo de alimentos adequados e saudáveis, além de promover a comunicação e inspirar outras potências.
As experiências enviadas contemplam os eixos de agroecologia, autoconsumo, comercialização, cultura alimentar, biodiversidade, formação, habilidades culinárias, inclusão socioprodutiva, intersetorialidade, plantas bioativas, políticas públicas, beneficiamento, qualidade higiênico-sanitária e saúde da alimentação nas diferentes localidades.
Por Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte