Minas e Energia e Pesca vão fomentar aquicultura em hidrelétricas
Equipes técnicas dos dois ministérios vão trabalhar no aprimoramento do arcabouço regulatório para que criação de peixes e pesca sejam realizados nos reservatórios das usinas
O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) fecharam o Acordo de Cooperação Técnica 14/2024, para o aproveitamento de reservatórios de usinas hidrelétricas para cultivo de pescado de forma sustentável. Agora, as equipes técnicas das pastas trabalharão no aprimoramento o arcabouço regulatório para proporcionar um ambiente adequado de fomentar a essa atividade nas usinas.
“Essa cooperação mostra a importância do setor de energia como propulsora de desenvolvimento para as comunidades. Estamos falando de fonte de renda, de alimentação, de mais oportunidades para a população”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o acordo firmado.
A medida interministerial visa evitar impactos na operação dos reservatórios e ampliar a aquicultura nessas instalações. O plano de ação da cooperação técnica prevê um evento nacional sobre piscicultura e gestão dos usos múltiplos dos recursos hídricos até junho deste ano.
A cada semestre, ocorrerão reuniões técnicas com representantes do Governo Federal, do setor elétrico e agentes da aquicultura. Anualmente, também será elaborado um material instrutivo sobre a piscicultura, oportunidades de emprego de fontes de energias renováveis, para diminuição de custos operacionais.
Por MME
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte