Disque 100 abre novos canais para contribuir na localização de pessoas desaparecidas no RS
serviço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos possui quatro opções específicas para solicitar resgate, apoio a desaparecidos e oferecer doações
A partir desta terça-feira (7/5), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) já recebe denúncias e demandas da sociedade civil com o objetivo de superar violações de direitos durante a tragédia climática que assola o estado do Rio Grande do Sul (RS). Após discar 100, a população pode acionar a opção 0 (zero), sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.
Na primeira opção, a gravação eletrônica disponibiliza espaço para recebimento de informações sobre crianças e adolescentes desaparecidas ou desacompanhadas de pais ou responsáveis, em articulação com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares. Na opção 2, a sociedade poderá relatar sobre o desaparecimento de pessoas em geral.
Outras formas de contribuir nesta sessão também estão disponíveis. Ao teclar a terceira opção, digitando 3, a população tem a oportunidade de solicitar resgate imediato ou apresentar informações para resgate de pessoas conhecidas.
Na quarta opção, é possível pedir ajuda aos municípios atingidos. Por fim, ao digitar a tecla 5, o cidadão poderá se voluntarias a trabalhar na região ou oferecer doações. Todas as opções fazem parte da força-tarefa do Disque 100 para contribuir na otimização de esforços em razão da tragédia ambiental.
Ouvidora nacional de Direitos Humanos, Luzia Cantal reforça que a colaboração social é fundamental para que os desafios sejam enfrentados de modo eficiente. “A mobilização nacional fortalece a resposta aos desastres, e reforça o sentimento de pertencimento e solidariedade em todo o país em relação aos atingidos”, enfatiza.
Protocolo
Neste momento, a Central do Disque 100 está elaborando um protocolo para o recebimento e encaminhamento de pedidos de ajuda e denúncias, estabelecendo fluxos de trabalho e fornecendo treinamento especializado aos operadores, com o objetivo de sensibilizá-los para as questões pertinentes à realidade do estado gaúcho.
É importante ressaltar que qualquer pessoa de qualquer local do Brasil pode utilizar os canais disponibilizados para reportar denúncias, solicitar ajuda ou orientações relacionadas às recentes tempestades que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, assim como questões relacionadas a crianças e adolescentes desaparecidos ou separados de seus responsáveis.
Para entrar em contato com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, basta discar 100 do telefone fixo ou celular. O canal também pode ser acessado por meio do WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram (digitar "direitoshumanosbrasil" na busca do aplicativo); site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, disponível também para videochamadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
União de esforços
Integram a mobilização do MDHC o levantamento da demanda documental da população e organização de ação de emissão de documento civil. Com objetivo de promover a cidadania das pessoas atingidas, a pasta também atua na reorganização da Semana do Registre-se no Rio Grande do Sul em conjunto com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do RS e demais órgãos.
Para os demais públicos vulnerabilizados, o MDHC atua por meio das secretarias nacionais no levantamento das demandas emergenciais e violações de direitos sofridas por esses segmentos sociais para encontrar respostas transversais em atenção aos grupos e pessoas atingidas.
Tal articulação acontece com conselhos e órgãos municipais e estaduais para mapeamento das necessidades, atendimento e escuta. As atividades, que incluem um esforço de articulação junto a associações e entidades da sociedade civil, acontecerão tanto in loco quanto à distância.
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