Donativos arrecadados no exterior estão a caminho do Rio Grande do Sul
Primeiras remessas serão encaminhadas de Portugal e Estados Unidos
O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e do Ministério das Relações Exteriores — Agência Brasileira de Cooperação e Embaixada do Brasil em Lisboa — articulou, junto a doadores e às transportadoras Latam e Maersk, o envio da grande quantidade de doações provenientes de cidadãos portugueses e da comunidade brasileira em Portugal, em apoio à população atingida pelos temporais e enchentes no Rio Grande do Sul.
Na manhã desta sexta-feira (17/5), a Latam embarcou um primeiro lote de 300 quilos de donativos de Portugal rumo ao Brasil. Os demais lotes de remessas continuarão a ser encaminhados, por via aérea e marítima, até a população do Rio Grande do Sul.
A previsão é que a carga chegue ao aeroporto de Guarulhos ainda nesta sexta-feira, com envio para o município de Canoas (RS) programado para o sábado (18/5).
"Gostaria de agradecer a todo esforço das empresas transportadoras, Latam e Maersk, que de forma voluntária, têm ajudado com o transporte de doações para a população do Rio Grande do Sul. Seguindo a orientação do presidente Lula, estamos num trabalho conjunto com os setores portuário, aeroportuário e hidroviário, Itamaraty, Ministério da Defesa, para que seja arrecadada as doações e levadas para o Rio Grande do Sul", disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
Doação americana
Os donativos para ajudar o povo gaúcho têm chegado de diversos países. Dos Estados Unidos, está prevista a chegada de 9 toneladas de materiais arrecadados, a partir da cidade de Miami, onde foram disponibilizados cinco armazéns portuários para o recebimento do material. Após a triagem, as cargas são transferidas para o armazém da Maersk, empresa que tem contribuído no recebimento, inspeção dos produtos, estufagem dos containers e montagem dos pallets. Esses donativos seguirão ao Brasil por via marítima.
Simplificação no envio
Para todas essas remessas de donativos, inclusive provenientes de outros países, a Receita Federal aplicará o sistema simplificado de desembaraço aduaneiro na chegada dos bens ao Brasil ("Receita Via Rápida"), possibilitando sua chegada o mais breve possível à Defesa Civil do RS.
Todo procedimento será realizado pela própria Receita e pelos governos estadual e municipais: as doações poderão ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação em papel (DSI formulário), Declaração Simplificada de Importação e Declaração de Importação. Essas doações serão isentas de todos os tributos.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte