EBC amplia prestação de serviços aos gaúchos com programação especial de rádio
A Rádio Nacional passou a transmitir o Sintonia com o Sul, uma programação dedicada à divulgação de informações e serviços para a região
Com o objetivo de ampliar a prestação de serviços para a população impactada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Rádio Nacional passou a transmitir nesta quarta-feira (15/5) o Sintonia com o Sul, uma programação dedicada à divulgação de informações e serviços para a região. A faixa vai ao ar nos seguintes horários: de 7h às 7h30; de 17h às 18h30; e de 20h às 23h (sendo que neste último horário, o programa também tratará de outros temas, além dos acontecimentos no Sul do país).
Jornalistas, ouvintes e pesquisadores que atuam no Rio Grande do Sul participarão da programação, levando informação verídica e de qualidade à população — que em meio à maior tragédia climática da história do estado também se vê bombardeada por notícias falsas que só prejudicam os gaúchos neste momento de tragédia, além de atrapalhar o fluxo de informações e serviços de que a população necessita nesta crise.
Além das emissoras integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), todas as estações de rádio interessadas (públicas e privadas, educativas, comerciais, comunitárias ou legislativas) poderão formar rede, nesses horários, com a Rádio Nacional.
Desde sábado (11/5), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela emissora, liberou para qualquer veículo interessado, sem necessidade de cadastro prévio, a transmissão de sua programação em apoio à população do Rio Grande do Sul. Como previsto em lei, rádios comunitárias estão também autorizadas a integrar redes destinadas à transmissão de conteúdos relativos à calamidade pública, inclusive para retransmissão da programação da EBC.
A Rádio Nacional chega ao Sul em ondas curtas, nas frequências 6.180 KHz e 11.780 KHz. A parceria com as emissoras da RNCP e outras estações ainda possibilitará a veiculação dos conteúdos em FM e AM.
No sábado, a EBC redirecionou parte das antenas do Parque do Rodeador, de onde opera a Rádio Nacional em ondas curtas, para cobrir a região Sul. Além disso, a estação segue cobrindo normalmente a região Amazônica, foco regular de atuação, desde a década de 1970. Os ouvintes e as emissoras interessados em integrar a rede poderão acessar a programação da Rádio Nacional, nos horários definidos.
O conteúdo estará disponível para retransmissão neste link e pelo satélite nos parâmetros abaixo:
Satélite: Star One D2 - 70°W
Frequência descida: 3748,00 MHz
Polarização: Horizontal
Symbol Rate: 5.000 Msym/s
FEC: 3/4
BW: 6 MHz
Modulação: QPSK
Padrão: DVB-S
Roll Off: 20%
Serviço 4: Rádio Nacional da Amazônia
Pid Áudio: 0401 (estéreo)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte