Atlânticas seleciona 69 pesquisadoras negras, quilombolas, indígenas e ciganas
As selecionadas receberão bolsas de pesquisa para realizar doutorado e pós-doutorado no exterior
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou lista com as 69 pesquisadoras que foram selecionadas para o edital Atlânticas - Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência. O Programa visa aumentar a presença e permanência de mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas na ciência brasileira. O resultado é preliminar.
Foram submetidas 546 propostas para as mais diversas áreas do conhecimento, sendo 264 destas para a modalidade doutorado-sanduíche no exterior e 282 para pós-doutorado no exterior.
A Diretora de Políticas de Ações Afirmativas, Layla Carvalho, destaca a importância do edital no fortalecimento na carreira dessas pesquisadoras. “A diversidade das áreas de pesquisa e dos destinos das pesquisadoras em seus estágios de pesquisa indica que temos a produção científica de mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas em múltiplas áreas do conhecimento, com contribuições relevantes e capazes de inovar seus campos de pesquisa", disse.
O edital Atlânticas é uma das iniciativas construídas pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério das Mulheres (MM) e Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Está previsto o investimento de R$ 6 milhões para garantia da bolsa, com auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento para realização do doutorado ou pós-doutorado sanduíche no exterior, nas instituições desejadas pelas candidatas.
A lista preliminar das selecionadas pode ser consultado no site do CNPq.
Por: Ministério da Igualdade Racial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte