Comunicações

Evento preparatório do G20 discute ambiente digital mais seguro para crianças

Tema pautou um dos painéis de evento paralelo do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20

Agência Gov | Via Planalto
02/05/2024 08:18
Evento preparatório do G20 discute ambiente digital mais seguro para crianças
Foto: Divulgação/G20

No último dia do evento paralelo do G20 sobre Integridade da Informação, o painel "Protegendo crianças e adolescentes online e iniciativas de educação midiática" trouxe o debate para um ambiente digital mais seguro e educativo. Moderado por Brunna Rosa Alfaia, secretária de Estratégia e Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o evento reuniu especialistas em tecnologia, educação e proteção infantil.


O Brasil lidera uma articulação global que defende valores como respeito e inclusão, para fazer frente ao ambiente de ódio, violência e extremismo que assola o mundo e encontra terreno fértil no ambiente virtual”

Brunna Rosa, secretária de Estratégia e Redes da Secom / PR


Brunna abriu o painel afirmando que a educação midiática tem papel fundamental de oferecer instrumentos para melhorar a segurança das crianças no ambiente digital. “O Brasil lidera uma articulação global que defende valores como respeito e inclusão social, para fazer frente ao ambiente de ódio, violência e extremismo que assola o mundo e encontra terreno fértil no ambiente virtual”, disse. Ela lembrou que, desde o ano passado, o país conta com a Política Brasileira de Educação Digital.

Fundadora da Mtoto News, empresa que aproveita a tecnologia para melhorar a vida das crianças e incluí-las no processo de criação de plataformas de conteúdo, Jennifer Kaberi abordou estudos sobre "como reiniciar” as mídias sociais e criar um ambiente digital onde as crianças possam se envolver, criar e influenciar em plataformas seguras e divertidas. Kaberi também é pesquisadora afiliada do Berkman Center for Internet and Society da Universidade de Harvard.

Outra participante do debate, Tanya Notley, professora da School of Humanities and Communication Arts e integrante do Institute for Culture and Society da Western Sydney University, lidera um projeto nacional de alfabetização midiática para adultos e colabora com instituições culturais públicas para desenvolver intervenções baseadas em evidências.

Roxana Morduchowicz, consultora da Unesco, falou sobre os projetos de educação midiática para um crescimento saudável. Emilio Puccio, Secretário-Geral do Intergrupo em Defesa dos Direitos da Criança do Parlamento Europeu, apontou as iniciativas de regulação e atuação dos governos na Europa. O encerramento do painel ficou com Emma Leiken, chefe Global de Política de Segurança e Bem-Estar Juvenil do TikTok, que apresentou as ações da empresa voltadas à organização de jovens e na tecnologia responsável.

Por: Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Link: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/05/educacao-midiatica-amplia-protecao-online-de-criancas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte