Educação

Encceja prorroga inscrições para o RS

Participantes do Rio Grande do Sul poderão se inscrever entre 13 e 24 de maio. Exame é oportunidade para quem busca a certificados do ensino fundamental e médio

Agência Gov | Via Inep
13/05/2024 10:09
Encceja prorroga inscrições para o RS
Wilson Dias/Agência Brasil
Inep aplicará as provas do Encceja no dia 25 de agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu um novo período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024, especificamente, para as pessoas que residem no Rio Grande do Sul (RS). O prazo começa nesta segunda-feira (13/5) e se estende até o dia 24 deste mês. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. A medida excepcional foi tomada em virtude das enchentes que ocorrem no estado. O Inep aplicará as provas no dia 25 de agosto.

Realizado desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os Institutos Federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Acesse a publicação que trata do cronograma específico para o RS

Acesse o Sistema Encceja

Link: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/encceja/encceja-2024-inep-prorroga-inscricoes-para-o-rs
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte