Social e Políticas Públicas

Fórum de assistentes sociais discute avanços e desafios na segurança alimentar

Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS ressaltou os progressos registrados na Pnad-C do IBGE

Agência Gov | via MDS
14/05/2024 20:27
Fórum de assistentes sociais discute avanços e desafios na segurança alimentar
MDS
Encontro refletiu também a crise no Rio Grande do Sul

O Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas) se reuniu nesta terça-feira (14), em Brasília, para tratar de questões fundamentais para o setor, incluindo a situação de calamidade no Rio Grande do Sul, o Programa de Fortalecimento do Cadastro Único da Assistência Social (Procad-Suas) e o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).

A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), trouxe à discussão importantes avanços e desafios na pauta da segurança alimentar. Durante a reunião, Valéria Burity ressaltou os progressos registrados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 25 de abril deste ano. "Nós conseguimos afirmar que, em ordem de grandeza, mais de 24 milhões de pessoas saíram da fome, mas ainda temos o desafio de chegar a 4,1% da população brasileira", disse.

Ela enfatizou a importância do Sistema de Segurança Alimentar (Sisan) como ferramenta para identificar e auxiliar aqueles que ainda enfrentam insegurança alimentar grave. "O Sisan é o que vai identificar onde estão essas pessoas e como articular as políticas públicas necessárias para atingir esse percentual da população", afirmou.

A secretária destacou também a necessidade de aprimorar a articulação entre os governos municipais, estaduais e Federal, destacando a importância da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) nesse processo. "O decreto 7.272/2010 estabelece uma relação tripartite, e precisamos chegar a um sistema concreto e efetivo", completou Valéria Burity, que ainda falou sobre o Programa Brasil Sem Fome e a construção do novo Plano Nacional de Segurança Alimentar (Plansan), destacando a necessidade de criar um pacto de gestão pelo Direito Humano à Alimentação Adequada.

"Temos estudado como funcionam as comissões do SUAS e do SUS, o que nos tem ajudado a pensar como compor essa comissão, já que a Caisan reúne várias secretarias e 24 ministérios", concluiu.

Por Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/fonseas-discute-avancos-e-desafios-na-seguranca-alimentar
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte