Força Nacional do SUS ultrapassa 2.200 atendimentos em dez dias no RS
Ministério da Saúde investe na ampliação das equipes e da rede de assistência. O mais recente reforço foi a abertura do Hospital de Campanha de Porto Alegre
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassou 2.200 mil atendimentos desde que começou a operar no Rio Grande do Sul, há dez dias O estado sofre os impactos de severas enchentes desde 3 de maio. O volume de atendimentos reflete o pronto investimento do Ministério da Saúde na ampliação das equipes e da rede de assistência. O mais recente reforço foi a abertura do Hospital de Campanha de Porto Alegre, nesta terça-feira (14).
A maior parte dos atendimentos são estabilização de pressão arterial, diabetes e pequenos traumas. Além disso, as equipes já realizaram até mesmo partos. Entre terça e quarta-feira, em menos de 24 horas, o HCamp de POA realizou 108 atendimentos, sendo 60 consultas e 48 reavaliações. A unidade recebeu pacientes para estabilização, aplicação de medicamentos, triagem de casos, entre outros serviços.
Expansão da rede
O Ministério da Saúde trabalha para abrir outros dois hospitais de campanha no Rio Grande do Sul. Uma unidade será instalada em São Leopoldo, distante 40 quilômetros da capital. O espaço já foi escolhido pela área técnica e está em monitoramento para descartar o risco de alagamento. A previsão é que ele comece a operar já nos próximos dias.
A quarta unidade prevista será instalada em município que apresente maior gargalo de estrutura. A confirmação também será divulgada em breve.
Por Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte