Rio Grande do Sul

Forças Armadas ampliam para 936 militares apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Socorro também conta com 9 aeronaves; Hospital de campanha será montado em Lajeado, um dos municípios mais atingidos

Agência Gov | Via MD
03/05/2024 11:55
Forças Armadas ampliam para 936 militares apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Divulgação/Ministério da Defesa
Até a manhã desta sexta-feira (3/5), 101 pessoas já foram resgatadas e realizadas 10 evacuações aeromédicas

Para auxiliar no socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, as Forças Armadas mobilizaram um hospital de campanha (HCamp). A unidade hospitalar segue do Rio de Janeiro para Canoas (RS) e, posteriormente, para Lajeado (RS), um dos municípios mais atingidos, que se encontra sem energia e com hospitais fechados. O módulo conta com enfermaria, 40 leitos, 2 consultórios para atendimento e 1 para triagem. Além do HCamp, as Forças Armadas empregam cerca de 936 militares no apoio às vítimas das enchentes em 25 municípios do estado. Já foram resgatadas 101 pessoas e realizadas 10 evacuações aeromédicas.

Leia também
Paulo Pimenta: 'Prioridade do Governo Federal hoje está voltada para o RS'
Ministério da Saúde envia equipes, medicamentos e insumos ao RS

Infográfico_RS_Atuliazado_030524-01.jpg

O módulo de campanha do Exército, para atendimentos de saúde, será transportado com apoio de um avião KC-390, da Força Aérea Brasileira. Para a instalação, uma equipe de Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro foi deslocada para Lajeado. A cidade segue isolada e com dificuldade de acesso devido aos danos causados pelas chuvas. Quando instalado, o local contará com médicos, enfermeiros e assistentes de saúde.

O trabalho das Forças Armadas, por meio da operação Taquari II, iniciou na terça-feira, dia 30 de abril, e conta com 98 embarcações, 9 helicópteros, 70 viaturas e equipamentos de engenharia. As ações ocorrem em apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

As atividades desempenhadas incluem resgate de cerca de 100 pessoas ilhadas, incluindo duas gestantes e uma criança de dois anos, além de dez evacuações aeromédicas. Também incluem distribuição de água, alimentos e donativos, e auxílio na recuperação da infraestrutura danificada. Os militares atuam, ainda, na montagem de barracas para triagem de desabrigados e fornecimento de colchões.

Link: https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/forcas-armadas-ampliam-para-936-militares-e-9-aeronaves-o-apoio-as-vitimas-das-enchentes-no-rio-grande-do-sul
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte