G20: Ministra Margareth Menezes abre 1ª Reunião Presencial da Cultura
Evento ocorre 28 e 29 de maio, na sede do G20 Brasil, em Brasília, com a presença de 32 delegações
O Grupo de Trabalho da Cultura do G20 se reúne nesta terça-feira (28/5), às 9h, em Brasília (DF), para a 2ª Reunião Técnica. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participará da abertura.
O GT tem como objetivo fomentar discussões e ações que visem ao aproveitamento do potencial transformador da cultura na sociedade, seu impacto na economia e no desenvolvimento sustentável e inclusivo, bem como a promoção de uma cultura de paz e harmonia entre os povos.
Estão confirmadas representantes de 21 delegações dos países membros do G20, seis representantes de países convidados e 5 organizações internacionais, que debaterão os quatro eixos prioritários de trabalho para 2024, no âmbito da presidência brasileira, sendo eles: diversidade cultural e inclusão social; direitos autorais e ambiente digital; economia criativa e desenvolvimento sustentável e preservação, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural e da memória.
“A cultura tem um papel central nas políticas de desenvolvimento social de qualquer país. Por isso, precisa ser encarada como área estratégica em todas as dimensões, para dialogarmos e alcançarmos o consenso na direção de políticas estruturantes que realmente façam sentido para resgatarmos os valores fraternos e humanos de convivência”, destaca a chefe da Pasta.
Programação Sobre o G20
O Grupo de Trabalho da Cultura vai se reunir ao longo dos dias 28 e 29 de maio. Após a abertura, a equipe passará as dinâmicas e cronograma de trabalho. Nas sessões seguintes irão debater sobre temas como aumento da participação social nas polícias culturais, regulamentação das plataformas de streaming pelo mundo, inteligência artificial e os impactos na produção cultural, melhores práticas e metodologias para medir o impacto das produções culturais na economia, propostas de como melhorar a circulação de bens e serviços criativos, bem como preservação do patrimônio cultural e da memória.
Sobre o G20
Este é o quarto ano de reuniões do Grupo de Trabalho de Cultura do G20. O Grupo foi criado em 2021, na presidência da Itália; em seguida, foram realizadas reuniões na Indonésia, na Índia, e agora, no Brasil, que assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023, até 30 de novembro deste ano. Durante a Presidência do Brasil no G20, serão realizadas 130 reuniões, sendo 24 ministeriais, em 15 cidades-sede das cinco regiões do país. São elas: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
O critério de escolha dos locais foi distribuir os eventos pelo território nacional - não ficando apenas nas cidades que costumam receber esses eventos - de forma a promover a imagem do Brasil, dar visibilidade aos temas em discussão e engajar a sociedade como um todo nos debates relacionados aos três eixos da agenda brasileira no G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança global.
Credenciamento de Imprensa
A abertura do evento, às 9h, terá a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que também concederá entrevista coletiva, às 9h30. Profissionais de imprensa interessados na cobertura precisam se credenciar aqui .
Por: Ministério da Cultura (MinC)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte