Saúde

Hospital público de Uberaba recebe equipamento de substituição renal contínua

Investimento de R$217 mil, oriundo de emenda parlamentar, possibilitará aos pacientes uma nova opção de tratamento, a terapia de substituição renal contínua

Agência Gov | via Ebserh
06/05/2024 11:24
Hospital público de Uberaba recebe equipamento de substituição renal contínua
Ebserh
Equipe do hospital ganha mais condições de trabalho

Uberaba (MG)- O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reforçou seu quadro tecnológico, contribuindo com a melhoria do cuidado ofertado pelo Sistema Único de Saúde. Adquiriu um novo equipamento para realização de Terapia de Substituição Renal Contínua (TSRC) em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTis).

O investimento foi de R$217 mil reais, oriundo de emenda parlamentar da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, dentro da subfunção "Assistencial Hospitalar e Ambulatorial". Com isso, o HC passa a ser o único hospital público de Uberaba a oferecer esse tipo de cuidado. A implementação do serviço de TRSC é uma conquista da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), juntamente com a Unidade de Terapia Renal e Unidade de Terapia Intensiva do Hospital e a Ebserh.

Fabiano Bichuette Custodio, nefrologista da Unidade de Terapia Renal do HC-UFTM, explicou que o equipamento remove de forma efetiva as impurezas do sangue e o excesso de volume, semelhante ao que fazem os rins, porém de maneira lenta (24 a 72h). “É mais fisiológica que as terapias convencionais, sendo o método de escolha para pacientes hemodinamicamente instáveis, isto é, pacientes graves em UTI, geralmente em ventilação mecânica, dependentes de altas doses de drogas vasoativas”, frisou.

O equipamento é móvel e será destinado exclusivamente aos pacientes internados nas UTIs, especialmente os que apresentem injúria renal aguda. O HC-UFTM possui 30 leitos de UTI Adulto (Uti geral e coronariana), sendo referência para cirurgias cardíacas e neurocirurgias, situações em que a terapia é extremamente útil. Ela poderá ser realizada, ainda, em pacientes pediátricos e neonatais. 

A injúria renal aguda acomete quase metade dos pacientes em UTI. Destes, quase 70% precisam de terapia de suporte renal.  Muitos desses pacientes estão instáveis hemodinamicamente, no qual não toleram a diálise convencional. A TRSC vai até esses pacientes”, ressaltou Fabiano, explicando que o equipamento é diferente do usado na hemodiálise dos pacientes renais crônicos. Essa última também já é desenvolvida no Hospital, tendo, atualmente, 44 pacientes realizando o tratamento. 

A primeira sessão com o TSRC foi realizada no dia 25 de abril em um paciente do sexo masculino, 69 anos, em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Ela durou as 72h previstas, sem qualquer intercorrência, com uma boa evolução do quadro. Para tanto, houve o envolvimento das equipes da Nefrologia, Terapia Intensiva e Unidade de Terapia Renal.

Além da injúria renal aguda, Fabiano exemplificou que outras indicações para uso do equipamento são em pacientes neurocríticos e hepatopatas (com risco de edema cerebral e hipertensão intracraniana com os tratamentos convencionais); e em pacientes hipercatabólicos, com necessidade de retirada de grande quantidade de volumes.

O nefrologista acrescentou que a máquina é capaz de realizar também a plasmaferese (processo de separar o plasma do sangue), útil em situações como rejeição de transplantes, miastenia, vasculites, doenças hematológicas, e outros; e suporte multiórgãos, como suporte hepático e remoção de gás carbônico. “Essa aquisição foi um grande ganho para nossa instituição e para os pacientes, contribuindo com a assistência, o ensino e a pesquisa”, afirmou.

Sobre a Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Ebserh

Link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/hospital-da-rede-ebserh-e-o-primeiro-hospital-publico-de-uberaba-a-oferecer-terapia-de-substituicao-renal-continua-nas-utis
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte