Ibama desmente fake news sobre obstrução em estradas
Mentira de que Ibama estaria atuando em blitze em estradas circula que circula em redes sociais será mais um alvo de ação na Justiça contra crime da desinformação
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que vem atuando junto com os governos federal e estadual na ajuda às vítimas da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, informa que, entre suas muitas ações solidárias, não há trabalho em estradas.
Trata-se, pois, de notícia falsa um áudio que vem sendo divulgado nas redes sociais, segundo o qual agentes da autarquia estariam impedindo a passagem de veículos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mobilizados para a execução de obras de reconstrução de estradas destruídas pelas enchentes.
Além de ilegítima, a afirmação não trata das atribuições do Instituto “Não é competência do Ibama impedir a circulação de veículos, ainda mais num momento de tanta gravidade para o estado.”, esclareceu a superintendente do Ibama/RS Diara Maria Sartori.
Ela informou que alguns dos próprios servidores e suas famílias também foram atingidos pelas cheias, nas ruas e nas estradas. “Não faz sentido um fato inverídico desses.” afirmou.
Ontem, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, afirmou que o esquema de propagação de desinformação sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul é profissional. E que dever ser tratado como crime.
Leia também
• Governo não patrocinou Madonna e AGU cobra na Justiça que X, de Musk, desminta
• Fake news que prejudicam operação no RS são crime, diz Paulo Pimenta
Comando de Incidentes
Mesmo com a sede da Superintendência, no bairro Cidade Baixa, e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no bairro Menino Deus, com seus prédios tomados pela água, o Ibama, num esforço de ajuda humanitária, montou um Comando de Incidentes e mantém várias equipes de servidores trabalhando ao lado da Defesa Civil, Exército, Prefeitura e outras instituições para ajudar no que for possível.
Conheça a seguir algumas das ações do Ibama:
- Equipe de campo: resgate de pessoas e animais silvestres e também domésticos em bairros de Porto Alegre e no lago Guaíba;
- Equipe de suprimentos: entrega de suprimentos para povos indígenas e quilombolas, na Região Metropolitana;
- Reunião da equipe do Ibama local com as equipes do Ibama Santa Catarina e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que chegaram ontem (09/05) ao estado, para a organização da estratégia de trabalho conjunto;
- Identificação da logística necessária para instalação de base de apoio no bairro Jardim Botânico e iniciada a viabilização do fornecimento de vigilância, limpeza, apoio administrativo e internet;
- Identificação de materiais necessários para a instalação de um Cetas provisório, em caráter de urgência e iniciada a viabilização de tratadores.
Defesa Civil
A Defesa Civil divulgou, no final da manhã, um novo boletim sobre a situação no estado, onde voltou a chover fortemente. O número de pessoas mortas subiu para 113. Também se elevou o número de desaparecidos, que agora são 146.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte