Economia

Receita Federal já recebeu mais de 20 milhões de declarações

O prazo de entrega da declaração vai até 31 de maio. São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações

Agência Gov | Via Receita Federal
02/05/2024 09:37
Receita Federal já recebeu mais de 20 milhões de declarações
Reprodução/Receita Federal
Receita Federal orienta que utilizar a declaração pré-preenchida reduz risco de erros

A Receita Federal informa que até às 9 horas de quinta-feira (2/5), já foram entregues 20.322.972 Declarações do Imposto de Renda 2024. São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo.

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

Leia também: IRPF: 41,7% das declarações entregues utilizaram a forma pré-preenchida

O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio, e será cobrado multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo.

Leia também: Receita Federal alerta para golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda

O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Se a declaração resultar em imposto a pagar, você pode optar pelo débito automático da sua 1ª quota ou quota única, com vencimento em 31 de maio, se enviar a DIRPF2024 até sexta-feira, dia 10 de maio.

Se a declaração for enviada após essa data, o débito automático será realizado a partir da 2ª (segunda) quota e, portanto, a primeira deve ser paga por DARF.

É importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta.

Confira todas as informações sobre ao IRPF 2024 

Link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/mais-de-20-milhoes-de-declaracoes-do-imposto-de-renda-2024-ja-foram-recebidas-pela-receita-federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte