Me Conta, Brasil: 13º episódio celebra 20 anos do Farmácia Popular.
Assista videocast produzido pela Secom, que destaca como o governo oferece sem burocracia remédios gratuitos ou com preços reduzidos e beneficia milhões de brasileiros
Ao completar 20 anos, o Farmácia Popular está presente em mais de 80% dos municípios e 31 mil drogarias em todo o Brasil. O mais recente episódio do videocast “Me Conta Brasil” destaca que o programa, retomado em 2023, atualmente cuida da saúde de 22 milhões de brasileiros.
O videocast reúne gestores para uma conversa sobre as principais políticas do Governo Federal em benefício da população. No 13º episódio, os convidados são Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, e a farmacista Melissa Farias, consultora técnica do Farmácia Popular.
O Secretário Carlos Gadelha destacou que o Farmácia Popular vem recebendo investimentos do Governo Federal para atender mais pessoas. A lista de medicamentos e artigos de saúde oferecidos gratuitamente aumentou para 39, com destaque para a inclusão de anticoncepcionais, absorventes e remédios para osteoporose. Para os beneficiados do Programa Bolsa Família, toda a lista de artigos do programa é oferecida gratuitamente.
“Quando a gente começou o trabalho, o programa estava quase morrendo. O orçamento era um terço do necessário, tinha parado de credenciar novas farmácias, as farmácias que já existiam não tinham um processo de recredenciamento. O programa estava condenado. A boa notícia é que ele renasceu com força”, disse Gadelha.
O acesso ao Farmácia Popular é simples: basta levar um documento com foto e receita médica a uma farmácia cadastrada para receber o medicamento necessário. "Gratuitamente ou com preço reduzido", destacou o secretário.
DIGNIDADE – A farmacista Melissa Farias destacou que este ano o Farmácia Popular passou a contemplar o programa “Dignidade Menstrual”, que oferece absorventes de graça para todas as pessoas que menstruam, tanto brasileiras como estrangeiras, que tenham entre 10 e 49 anos. Para participar, é preciso estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter um CPF válido, além de se enquadrar em uma das seguintes situações:
- estar matriculada em escola pública e ter baixa renda; ou
- estar em situação de rua; ou
- estar em situação de vulnerabilidade social extrema.
Melissa ressaltou “a importância desse programa para a saúde, para desmistificar, acabar com os tabus, e para as pessoas terem acesso à informação, e cuidarem da saúde”.
"Por meio do sistema de copagamento, o Farmácia Popular cobre até 90% do custo de itens de saúde, como fraldas geriátricas, e de medicamentos para glaucoma, doença de Parkinson, rinite e colesterol alto", destacou.
O QUE É – O Me Conta, Brasil é uma ferramenta para dialogar com a população e divulgar informações sobre os programas do Executivo que fazem a diferença na vida das pessoas. A ideia é que o videocast seja um espaço de bate-papo para explicar como as pessoas podem garantir os seus direitos e se beneficiar com as ações federais. A cada apresentação, dois ou mais porta-vozes de diferentes ministérios devem participar do diálogo. "É nosso novo canal de comunicação. Queremos detalhar a relevância de cada ação e mostrar como esses programas de saúde, educação, segurança e moradia transformam a vida", afirmou o ministro da Secom, Paulo Pimenta.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte