Ministério da Cultura e Ancine lançam edital de coprodução com Portugal
Investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual vão financiar projetos de filmes de longa-metragem
O Ministério da Cultura - MinC e a Agência Nacional do Cinema - ANCINE publicaram nesta quinta-feira, 16 de maio, a chamada pública BRDE/FSA - Coprodução Brasil-Portugal 2024 para a seleção, por meio de concurso público, de propostas de produção independente de longas-metragens dos tipos ficção, documentário e animação, realizadas em regime de coprodução internacional com Portugal. Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, representam um investimento de R$ 1.913.940,00.
Os projetos com destinação inicial ao mercado de salas de cinema devem ser apresentados por produtoras brasileiras independentes, que participem na condição de coprodutoras minoritárias.
Paralelamente ao Edital anunciado pelo Brasil, o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal - ICA-IP realizará uma Chamada Pública para projetos em que a parte minoritária seja portuguesa, no valor equivalente a 350 mil euros.
Nas duas Chamadas Públicas, as propostas serão selecionadas por uma comissão binacional. O período de inscrições se inicia no dia 16 de maio e vai até 25 de julho.
Em abril de 2023, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou juntamente com o seu homólogo português o Protocolo de Cooperação Brasil-Portugal. A chamada pública BRDE/FSA - Coprodução Brasil-Portugal 2024 representa a segunda edição da parceria. Em março, a ANCINE anunciou os contemplados no primeiro Edital , lançado em 2023.
A CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA - COPRODUÇÃO BRASIL – PORTUGAL 2024 e seus anexos podem ser acessados no endereço eletrônico www.brde.com.br/fsa .
Por MinC
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte