Ministério da Saúde faz missões nos municípios do interior do RS após diminuição das chuvas
Médicos e enfermeiros farão atendimentos em três municípios. Equipes de diagnóstico avaliarão a estrutura de assistência de outras quatro cidades
O Ministério da Saúde retomou as missões em municípios do interior do Rio Grande do Sul após a melhora do clima na região. A chuva, que provocou severas enchentes nos últimos dias, deu trégua. Nesta terça-feira (14), o Centro de Operação de Emergência (COE) anunciou a retomada das visitas técnicas para o mapeamento das estruturas de assistência em saúde.
O plano atual destinou duas equipes de atendimento (médico e enfermeiro) para os municípios de Cachoeirinha, Charqueadas e Sinimbu. Cada cidade receberá duas duplas.
As equipes de diagnóstico vivo, que monitoram a situação das condições da estrutura, vão vistoriar Sinimbu, Vale do Sol, Candelária e Rio Pardo.
São avaliadas questões como o que se perdeu, se houve dano estrutural da edificação, qual a dimensão dos estragos, das perdas, e se é possível uma reestruturação.
O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, ressalta que o deslocamento das equipes depende das condições climáticas.
“Na tomada de decisão, temos que avaliar a segurança das equipes, as condições de deslocamento e a logística para fazer com que elas cheguem aos locais. Isso, evidentemente, é impactado pelas condições climáticas”, comentou.
Atendimentos
Entre 5 de maio, início da operação, e esta segunda-feira (13) foram realizados 1.779 atendimentos pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) .
Somente o Hospital de Campanha de Canoas realizou 1.176 atendimentos. As equipes volantes receberam 575 pessoas. Houve, ainda, 68 atendimentos psicossociais e 28 remoções aéreas.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte