Comunicações

Ministério das Comunicações concede acesso a novas rádios educativas no Nordeste

Mais de 56 mil brasileiros serão contemplados com o serviço

Agência Gov | Via MCom
14/05/2024 12:39
Ministério das Comunicações concede acesso a novas rádios educativas no Nordeste
As portarias com as liberações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (14)

O Ministério das Comunicações autorizou duas novas emissoras no Nordeste a executarem o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada, com fins exclusivamente educativos. As portarias com as liberações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14).

As transmissões beneficiarão os moradores de Vera Cruz, no estado da Bahia e em Iracema, no estado do Ceará. Ao todo, mais de 56 mil pessoas serão contempladas com o serviço.

“Além de levar cultura e entretenimento para a população, o acesso à informação é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. Por isso, reforçamos o compromisso do Ministério das Comunicações de continuar autorizando os serviços de radiodifusão em nosso país”, disse Juscelino Filho.

Em transmissões FM, as ondas de rádio mudam em frequência, a partir do sinal de áudio, ao invés de variar em amplitude, como na modulação de amplitude (AM). Sendo assim, a FM possui uma qualidade de áudio mais clara e livre de interferências, possibilitando acesso integral à programação das rádios.

Solicitação de serviço de radiodifusão

Para que seja autorizada, a entidade interessada na prestação do serviço deve enviar petição ao Ministério das Comunicações, indicando a área e o canal pretendidos. Após análise da viabilidade técnica realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), será publicado comunicado de habilitação para que as entidades interessadas se inscrevam e apresentem os documentos requeridos.

Por: Ministério das Comunicações (MCom)

 

Link: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2024/maio/ministerio-das-comunicacoes-concede-acesso-a-novas-radios-educativas-no-nordeste
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte