Relações exteriores

Ministro Mauro Vieira representa governo brasileiro em homenagem a Ayrton Senna em Ímola, na Itália

Titular das Relações Exteriores se reuniu com homólogo italiano, Antonio Tajani, em cerimônia em memória aos 30 anos do falecimento do tricampeão mundial de Fórmula 1

Agência Gov | Via Secom/PR
02/05/2024 17:40
Ministro Mauro Vieira representa governo brasileiro em homenagem a Ayrton Senna em Ímola, na Itália
Cerimônia marca os 30 anos do falecimento do piloto Ayrton Senna

A convite do governo italiano, o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) representou o governo brasileiro em Ímola (Itália), em uma cerimônia em memória ao piloto Ayrton Senna, falecido há 30 anos, em 1994. A cerimônia realizada nesta quarta-feira, 1º de maio, incluiu minuto de silêncio e aposição floral na Curva Tamburello, trecho da pista de corrida onde ocorreu o acidente envolvendo o tricampeão mundial.

Vieira ressaltou que “todo brasileiro de uma certa idade sabe exatamente onde estava e o que fazia na manhã de 1º de maio de 1994”. Em seu pronunciamento, o ministro lembrou o estarrecimento frente ao anúncio do falecimento do piloto: “Soubemos instintivamente que um luto nacional abateria o país; soubemos que uma dor individual tomaria conta de cada um de nós naquele e em muitos dias posteriores. São coisas difíceis de explicar e fáceis de sentir”.

Na avaliação do ministro, Ayrton Senna foi mais do que um ídolo da Fórmula 1. “Herói para gerações de brasileiros, foi modelo de excelência, de perseverança e de integridade”. Vieira acrescentou que Senna também conta com a admiração unânime de seus pares. “Em 2009, foi eleito, em consulta a 217 pilotos da modalidade pela revista inglesa Autosport, o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos”.

Em 2023, Ayrton Senna foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro, por meio da Lei 14.559/2023. “Tal título, em um país que tem em seu panteão atletas como Pelé, Martha, Ronaldo, Oscar Schmidt, Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten e muitos outros, demonstra a extensão do impacto de Senna na vida da nação”, sublinhou o ministro.

Senna conquistou três títulos mundiais na Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991). Além da inspiração para pilotos das gerações seguintes, deixou como legado, em função da tragédia que o vitimou, mudanças nas normas de segurança do automobilismo. No fim de semana em que o brasileiro faleceu, já havia ocorrido outra morte. Um dia antes, durante treino classificatório, Roland Ratzenberger bateu no muro da curva Villeneuve a 314 quilômetros por hora e não resistiu. O austríaco também foi homenageado nesta quarta.

RELAÇÕES EXTERIORES

Em Ímola, o ministro Mauro Vieira e o chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, foram recebidos no Autódromo Enzo e Dino Ferrari pelo chanceler da Itália, Antonio Tajani, e pelo prefeito da cidade italiana, Marco Panieri. Durante a visita, Vieira manteve reuniões bilaterais com Tajani e Schallenberg. De acordo com o Itamaraty, foram repassados temas da agenda bilateral, regional e multilateral.

A Itália ocupa atualmente a Presidência de turno do G7. A visita a Ímola abriu oportunidade para o aprofundamento do diálogo e da cooperação entre os países em torno das presidências do G20 (pelo Brasil) e do G7.

Em 2023, a corrente de comércio alcançou US$ 9,9 bilhões, com exportações brasileiras de US$ 4,08 bilhões. A Itália se destaca entre as principais origens de investimento estrangeiro direto no Brasil: mais de mil empresas italianas operam no país, gerando cerca de 150 mil empregos diretos.

Por: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da república (Secom)

 

Link: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/05/ministro-mauro-vieira-representa-governo-brasileiro-em-homenagem-a-ayrton-senna-em-imola-na-italia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte