Esporte

Nova geração de atletas comemora escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina 2027

O maior evento esportivo feminino vai ocorrer pela primeira vez na América do Sul

Agência Gov | Via MEsp
17/05/2024 13:15
Nova geração de atletas comemora escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina 2027
Foto: Divulgação
O anúncio do Brasil como sede da 10ª edição da Copa do Mundo Feminina 2027 ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17/5)

Futura geração do futebol feminino, as meninas do projeto Rede Gol Transformando Vidas, em Brasília, comemoraram como quem ganha um campeonato a notícia de que o Brasil foi escolhido para sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo. O anúncio do Brasil como sede da 10ª edição da Copa do Mundo Feminina 2027 ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17/5) durante o Congresso FIFA, em Bangcoc, na Tailândia.

Atualmente, o projeto atende 1.507 crianças e adolescentes em dez Regiões Administrativas do Distrito Federal e entorno. Destas, cerca de 208 são meninas, com atividades que promovem a cidadania, a formação da cultura de paz e não violência, e o fortalecimento das identidades comunitárias.

A coordenadora do projeto, Deiza Leite, destacou a importância do evento para a modalidade. “Estou muito feliz com a escolha. Como mulher e profissional que atua nessa rede protetiva de mulheres e meninas, é uma sensação de dever cumprido, de reconhecimento do potencial que nós temos no país nessa modalidade esportiva”, afirmou.

Recentemente aprovado para captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto oferece aulas de futebol para meninas e adolescentes, e promete formar muitas atletas por meio do esporte. “É um avanço muito grande para continuar fomentando o esporte. O futebol, assim como outras modalidades, transforma realidades. E quando a gente fala de futebol feminino, a gente não fala só do campo, de jogar, a gente fala da construção de uma rede de meninas, de jovens mulheres, rede de amigas, da garantia de direitos. Então, o futebol vai muito além”, completou a coordenadora.

Para Analyz Oliveira, o sentimento é de expectativa para seu futuro como atleta. “Agora que o futebol feminino está ganhando a mesma visibilidade que o masculino, vamos ter a emoção de lotar estádios e ter uma perspectiva de futuro”, comemorou.

A atleta Alicia Gabrielly acredita que o Brasil é a melhor escolha, por ter várias peças fundamentais no futebol feminino. “Nós temos muitas atletas boas e nós, que carregamos esse sonho desde pequenas, esperamos chegar lá também.”

A Rede Gol Transformando Vidas integra projetos desportivos, educacionais, de profissionalização e promoção das famílias da ONG Transforma Vidas Ações Sociais e Humanitárias. Os jovens e as famílias são vinculados à Rede Gol Transformando Vidas pela Justiça da Infância e Juventude, por líderes comunitários e por voluntários que atuam em núcleos descentralizados em comunidades de maior vulnerabilidade social.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/nova-geracao-de-atletas-comemora-escolha-do-brasil-como-sede-da-copa-do-mundo-feminina-2027
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte