Número de religações alcança 382 mil clientes no Rio Grande do Sul
Nas últimas 24 horas, 13 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia restabelecido
Desde o início da emergência no Rio Grande do Sul, 382 mil unidades consumidoras recuperaram o suprimento energético. Nas últimas 24 horas, as equipes tiveram êxito em restabelecer o fornecimento para 13 mil clientes. Não há mais municípios com 100% de desligamento, pela primeira vez desde as chuvas de grandes proporções no estado.
“Contamos com a força de trabalho dos servidores do MME, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além dos milhares de trabalhadores das distribuidoras. Com esse empenho, conseguiremos alcançar a meta, que é atender as necessidades dos gaúchos”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
No pico da emergência, o número de desligamentos chegou a 560 mil. A cidade de Boqueirão do Leão, antes sem nenhum ponto com fornecimento de energia, agora está parcialmente coberta. Mesmo com chuvas de baixa intensidade, a manutenção continua. Em pontos do Rio Grande do Sul, o desligamento segue condicionado a questões de segurança ou a possibilidade de acesso.
Em Porto Alegre, 49 mil clientes estão sem energia elétrica. A capital do estado possui 560 quilômetros de rede subterrânea, que ainda possuem entraves no acesso das equipes de manutenção.
Nesta terça-feira (21/5), 102 profissionais chegarão ao Rio Grande do Sul. Os trabalhadores foram cedidos pelas empresas Enel-SP, Light-RJ e BAUR. Servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica também desembarcam no estado no mesmo dia. A força de trabalho atual já é de 4 mil pessoas.
Combustíveis
As condições de acesso ao interior do estado estão em processo de liberação, o que auxilia as condições de escoamento de combustíveis. As empresas Vibra, Ale, Best e Raízen estão com operação normal. A Copa Energia, que opera a base cedida pela Ultragaz, atende, neste momento, 100% da demanda.
O transporte de gás natural está em situação operacional e de integridade das instalações, com atendimento normal para a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte