Anielle entrega equipamentos para entidades de promoção da igualdade racial em MG
Veículos e equipamentos de escritório vão atender órgãos que compõem Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em 15 municípios de Minas Gerais
Entrega de kits de equipagem para órgãos de promoção da igualdade racial e encontro com mães e demais familiares de vítimas de violência pautaram a agenda da ministra Anielle Franco, no estado de Minas Gerais, nesta sexta-feira (17).
A ministra Anielle começou seu discurso destacando a importância do Brasil estar unido para apoiar o povo do Rio Grande do Sul e reforçou as medidas do Governo Federal para mitigação dos danos, resgate, cuidado amplo à população. “O RS segue precisando do Estado e da solidariedade de todos nós”, enfatizou.
A chefe de estado apontou também que a ação de entrega dos kits vai beneficiar as populações negras, quilombolas, ciganas de 15 municípios mineiros: Pedro Leopoldo, Barbacena, Ouro Preto, Paracatu, Virgem da Lapa, Diamantina, Congonhas, Dom Joaquim, São José do Divino, Conceição de Ipanema, Santo Antônio do Rio Abaixo, Juiz de Fora, Divinópolis, Patrocínios e Serro.
Os kits de equipagem incluem carro, computadores, impressoras, refrigeradores, bebedouros e TV's, num investimento médio de R$ 150 mil reais.
A ação busca ampliar a capacidade operacional dos órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial, capacitando-os para atuarem, de forma mais efetiva, na promoção da igualdade racial em suas respectivas regiões.
Sinapir
Os equipamentos entregues serão direcionados a órgãos e conselhos de políticas públicas como uma forma de incentivo e apoio aos estados e municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), ampliando a capacidade operacional dessas instituições, para atuarem de forma mais efetiva na promoção da igualdade racial em suas respectivas regiões.
Instituído pela Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto nº 8.136/2013, o Sinapir atua como forma de organização e articulação voltados à implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional.
Durante o Encontro Nacional de Redes de Mães e Familiares de Vítimas da Violência do Estado, diversas mães e familiares contaram seus relatos de dor e sofrimento. Após esse momento sensível, houve a apresentação da pesquisa “Nossas Próprias Vozes: Pesquisa Comunitária sobre Violência Policial no Brasil”, que visa fomentar a criação de políticas de redução da letalidade de pessoas negras.
Por MIR
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte